Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35172
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATORIO_DesenvolvimentoFerramentaAnalise.pdf5,14 MBAdobe PDFView/Open
Title: Desenvolvimento da ferramenta de análise de custos para o Ministério da Economia : relatório técnico
Authors: Figueiredo, Rejane Maria da Costa
Modesto, Augusto Samuel
Martins, Laura Barros
Santos, Letícia de Souza
Assumpção, Maria Luiza Ferreira
Santos, Ronyell Henrique dos
Ramos, Cristiane Soares
Assunto:: Análise de custos
Precificação de serviços públicos
Transformação digital
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama
Citation: FIGUEIREDO, Rejane Maria da Costa et al. Desenvolvimento da ferramenta de análise de custos para o Ministério da Economia: relatório técnico. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019. 101 p., il. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35172.
Abstract: Na busca do governo brasileiro em promover a transformação de seus serviços em serviços digitais, várias iniciativas têm sido executadas. Foram publicados decretos criando a Plataforma Cidadania Digital e um Programa de Transformação Digital, chamado Kit Transformação, com seis fases que apoiam a transformação digital de serviços pelo governo federal. Na fase Questione do kit, uma das atividades é a medição dos custos de um serviço para o cidadão, que antes era apoiada por uma planilha do programa Excel. O objetivo deste trabalho foi apoiar a construção de uma ferramenta de precificação de serviços públicos federais dirigidos aos cidadãos. Para isso, conduziu-se uma pesquisa aplicada, qualitativa, por meio de metodologia híbrida para o desenvolvimento da ferramenta, com ênfase nos métodos ágeis. Com uma abordagem interativa entre a equipe desenvolvedora e os membros da equipe responsável pela fase Questione, foi possível especificar e desenvolver uma ferramenta de análise de precificação de serviços públicos federais dirigida ao cidadão e alinhada às necessidades da Administração Pública Federal.
Licença:: É permitida a reprodução parcial ou total deste relatório, desde que não haja fins comerciais e que seja citada a fonte.
Appears in Collections:ITRAC - Relatórios Técnicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/35172/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.