Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35147
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_LierkKalyanySilvadeSousa.pdf2,68 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRoque-Specht, Vânia Ferreira-
dc.contributor.authorSousa, Lierk Kalyany Silva de-
dc.date.accessioned2019-07-26T18:26:10Z-
dc.date.available2019-07-26T18:26:10Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.date.submitted2019-02-01-
dc.identifier.citationSOUSA, Lierk Kalyany Silva de. Direcionadores do consumo das carnes: estudo de caso com empresas varejistas no Distrito Federal. 2018. 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35147-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2018.pt_BR
dc.description.abstractCom a crescente concorrência no mundo dos negócios, em especial, no ramo varejista de carnes (bovina, de frango e suína), as empresas estão cada vez mais preocupadas em conhecer o perfil do consumidor e como esse realiza o processo de escolha de seus produtos. Nesse contexto, complexo, as empresas buscam obter informações para melhor compreender os fatores que influenciam o processo de compra por um consumidor final. O objetivo geral deste estudo foi analisar os direcionadores do consumo das carnes em empresas varejistas da cidade de Brasília/DF. A presente pesquisa se apoia em uma base quantitativa, de caráter exploratório, não probabilística. Com base no modelo conceitual desenvolvido por Brandão (2013), realizou-se um survey, com roteiro de entrevista estruturado para a coleta de dados, utilizando a Escala de Likert e sete pontos para a avaliação. As questões envolveram uma avaliação socioeconômica dos entrevistados e questões classificadas como fator 1- sociocultural, fator 2 – econômico, fator 3 – saúde/alimento e fator 4 – ambiente. O Survey foi aplicado em três redes de hipermercados, distintas. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise de associação por meio do teste qui-quadrado, Kruskal-Wallis e teste Wilcoxon pareado e Mean Item Score (MIS). Os resultados indicaram que o “Fator 3: saúde/alimento - Você compra este tipo de carne porque apresenta controle de qualidade na exposição para as vendas” e o “Fator 1: sociocultural - Você compra este tipo de carne porque consegue achar em vários supermercados” apresentaram serem grandes influenciadores processo de escolha de compra de carne, analisando separadamente cada tipo de carne e, em conjunto.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDirecionadores do consumo das carnes : estudo de caso com empresas varejistas no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCarne - comérciopt_BR
dc.subject.keywordAgronegóciopt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - perfilpt_BR
dc.subject.keywordCompraspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The current competition in business world, especially in animal protein retail market (bovine, chicken and pork) takes the organizations more interested in discovering the consumer profile and how clients take decision-making in their products. In this complex scenario, the organizations seek information in order to understand factors which influence the purchase process of the final consumer. The main goal of this study is to analyze the drivers of animal protein consumption in retail companies located in Brasilia – DF. It bears in a quantitative base of exploratory character research, not probabilistic. It applies a survey with structured interview questions, based on Brandão’s model (2013), using the seven points Likert scale to evaluate. The questions involve an interviewed socioeconomic evaluation and classified questions like factor 1 – socio-cultural, factor 2 – economic; factor 3 – health/food and factor 4 – environment. The Survey is applied in three varied hypermarket chain. The results are analyzed through descriptive statistics, association analyses through chi-square test, the Kurskal-Walls, the Wilcoxon Rank-Sum test and Mean Item Score (MIS). The results indicate that the “Factor 3: health/food – you purchase this kind of animal protein because it shows quality control in the visual merchandising” and the “Factor 1: socio-cultural – you purchase this kind of animal protein because you can find in varied supermarkets” demonstrate to be enormous influencers in the decision-making, even when they are analyzing separate or together.pt_BR
Appears in Collections:FAV - Mestrado em Agronegócios (Dissertações)

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/35147/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.