Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35123
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_DiogoVieiraResende.pdf5,75 MBAdobe PDFView/Open
2018_DiogoVieiraResende.pdf5,75 MBAdobe PDFView/Open
Title: Estudo numérico experimental de controle via um sistema de pêndulo invertido
Authors: Resende, Diogo Vieira
Orientador(es):: Avila, Suzana Moreira
Coorientador(es):: Morais, Marcus Vinícius Girão de
Assunto:: Pêndulo invertido
Amortecedor de massa sintonizado
Vibração - controle
Análise de sensibilidade
Issue Date: 22-Jul-2019
Citation: RESENDE, Diogo Vieira Resende. Estudo numérico experimental de controle via um sistema de pêndulo invertido. 2018. xviii, 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Um estudo numérico experimental de controle passivo é realizado para minimizar as vibrações de um sistema com um grau de liberdade (1GdL). É utilizado, para isso, um amortecedor de massa sintonizado do tipo pêndulo invertido (AMS-PI). Inicialmente, um modelo de sistema dinâmico com 1GdL translacional na direção horizontal é analisado. A esse sistema é acoplado um dispositivo de controle passivo na forma de pêndulo invertido (AMS-PI), passando assim a tratar-se de um sistema com dois graus de liberdade (2GdL). A formulação teórica adotada, para as análises em vibração livre e forçada, é apresentada. Posteriormente, é projetada e construída uma bancada experimental composta por um modelo reduzido com 1GdL, um AMS-PI e um excitador dinâmico. Uma análise de sensibilidade é realizada, assim como uma otimização, encontrando-se os parâmetros ótimos para o AMS-PI. Por fim, são realizadas análises em vibração livre, em vibração forçada e a comparação dos resultados numéricos e experimentalmente. Ao longo do trabalho, três configurações diferentes do AMS-PI são analisadas.
Abstract: A numerical-experimental study of a passive control inverted pendulum system is developed to minimize the vibrations in a one degree of freedom (1DoF) system, by using a pendulum type tuned mass damper (IP-TMD). Initially, a 1DoF transitional dynamic system model in the horizontal direction is analyzed; at this system, the pendulum type tuned mass damper is coupled as a passive control device, which turns it into a 2DoF system. Three different IP-TMD configurations were used to analyze the differences among them. The theorical formulation for the free and forced vibration analysis is presented. To verify the system experimentally, a 1DoF reduced model system with an IP-TMD is built and the system was excited by a dynamical exciter. A sensitivity analysis is performed as well as an optimization, to find out the best parameters to IP-TMD. Finally, the free and forced vibration and the experimental results were analyzed.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FGA - Mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/35123/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.