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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3512
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Title: O comportamento do brasiliense na faixa de pedestre : exemplo de uma intervenção cultural
Authors: Machado, Vívica Lé Sénéchal
Orientador(es):: Todorov, João Claudio
Assunto:: Cultura popular
Comportamento humano
Trânsito - sinais e sinalização
Issue Date: Aug-2007
Citation: MACHADO, Vívica Lé Sénéchal. O comportamento do brasiliense na faixa de pedestre: exemplo de uma intervenção cultural. 2007.125 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: O estudo dos fenômenos sociais tem despertado, cada vez mais, o interesse e preocupação dos Analistas do Comportamento. Desde 1997, praticamente todos os motoristas de Brasília respeitam a faixa de pedestre. Essa mudança de prática cultural ocorreu devido a uma campanha local, envolvendo importantes agências sociais, cujos representantes reuniam-se no Fórum Permanente pela Paz no Trânsito, organizado pela Universidade de Brasília (UnB). O presente trabalho descreveu as ações dessas agências que promoveram uma intervenção cultural e que resultou na nova prática cultural do respeito à faixa de pedestre. Através da análise de documentos e da realização de entrevistas buscou-se reconstruir a história dessa campanha, com o objetivo de identificar, analisar e interpretar as contingências comportamentais entrelaçadas responsáveis por tal intervenção cultural. Esse fenômeno social foi discutido à luz dos conceitos de macrocontingência e metacontingência. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study of social phenomena has awaken, increasingly, the interest and concern of Behavior Analysts. Since 1997, practically all drivers living in Brasília respect crosswalks. This changing of cultural practice happened due to a local campaign, involving important social agencies, whose representations got together in the Permanent Forum for Peace on Traffic, organized by the University of Brasilia (UnB). The present study described the agency’s actions that promoted a cultural intervention, resulting in the new cultural practice of yielding to pedestrians. Through the analysis of documents and realization of interviews this study sought to rebuild the history of this campaign, with the purpose of identifying, analyzing and interpreting the interlocking behavioral contingencies responsible for such cultural intervention. This social phenomenon was discussed under the macrocontingencies and metacontingencies concepts.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
Appears in Collections:IP - Mestrado em Psicologia (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

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