Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35118
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_LucasdosSantosAlthoff.pdf11,25 MBAdobe PDFView/Open
2018_LucasdosSantosAlthoff_PRODUTO.pdfProduto17,4 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva Filho, Olavo Leopoldino da-
dc.contributor.authorAlthoff, Lucas dos Santos-
dc.date.accessioned2019-07-18T21:28:18Z-
dc.date.available2019-07-18T21:28:18Z-
dc.date.issued2019-07-18-
dc.date.submitted2018-12-12-
dc.identifier.citationALTHOFF, Lucas dos Santos. Física de partículas a partir do diálogo: uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno. 2018. xi, 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35118-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi concebido para oferecer alternativas pedagógicas ao professor da educação básica, e incentivá-lo a construir episódios de ensino que explorem a Física de Partículas para alunos do 1° Ano do Ensino Médio no turno Noturno. Para tanto, construímos uma Sequência Didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e no Programa de Filosofia para Crianças e Adolescentes de Matthew Lipman construindo o Produto Educacional com base na Teoria da Transposição Didática de Chevallard. Investigam-se, neste trabalho, evidências de ocorrência de Aprendizagem Significativa de conceitos introdutórios de Física de Partículas promovidos por uma Proposta Didática centrada na construção de conhecimento a partir do diálogo. Nesta perspectiva, a turma é transformada em uma comunidade de investigação e a abordagem em sala de aula envolve estratégias diversificadas, como a leitura reflexiva de textos, jogos pedagógicos, a produção de cartazes o desenvolvimento de pesquisas e a participação em palestra. A metodologia da Sequência Didática foi concebida com o intuito de favorecer conjuntamente o Pensamento de Ordem Superior, formado pelo pensamento crítico, criativo e de cuidado dos alunos, e a Aprendizagem Significativa, envolvendo conceitos de Física de Partículas. A pesquisa foi aplicada em uma turma de 1° ano do Ensino Médio da rede pública na região administrativa da Fercal, a 25 km do centro de Brasília - DF. Conclui- se dos resultados da aplicação que o diálogo funciona como um veículo para desenvolver o pensamento dos alunos e concomitantemente favorecer a Aprendizagem Significativa de conceitos de Física de Partículas. A Proposta Didática também identificou evidências de intensificação da motivação dos alunos do Ensino Médio Noturno para com as aulas de Física.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFísica de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturnopt_BR
dc.title.alternativeParticle physics from the dialogue : a teaching proposal for evening high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensino - ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordFísica de partículaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work was conceived to offer pedagogical alternatives to the basic education teacher, and to encourage him to construct teaching episodes that explore Particle Physics for students of the lst Year of High School in the Evening shift. We approached the underlying concepts using David AusubeFs Meaningful Learning and Mathew Lipman’s Philosophy Program for Children and Adolescents, making use also of Chevallard’s Theory of Didactic Transposition. We investigate, in this work, evidences of the occurrence of Meaningful Learning of introductory concepts of Particle Physics promoted by a Didactic Proposal focused on the construction of knowledge from the dialogue. The present approach transforms the class into a Research Community and involves diverse strategies, such as reflexive reading of texts, pedagogical games, pôster production, research development and participation in lectures. The methodology aimed at favoring Higher Order Thinking, formed by Lipman’s criticai, Creative and care modes of thinking, and AusubeFs Meaningful Learning with the use of Particle Physics concepts. The research was applied to a lst year public high school students in the Fercal administrative region, 25 km from the center of BraziFs capital city, Brasília - DF. It is concluded from the results of the application that the dialogue functions as a vehicle to develop students' thinking in general and contributed to the Meaningful Learning of Particle Physics concepts. The Didactic Proposal also identified evidences of intensification in the motivation of the students of the evening High school with respect to physics classes.pt_BR
Appears in Collections:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/35118/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.