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2018_HelioRicardoMachadoLopez.pdf1,74 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorLopez, Helio Ricardo Machado-
dc.date.accessioned2019-07-10T20:53:45Z-
dc.date.available2019-07-10T20:53:45Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.date.submitted2018-12-20-
dc.identifier.citationLOPEZ, Helio Ricardo Machado. A educação no contexto organizacional: contribuições da teoria da subjetividade no enfoque cultural-histórico. 2018. 198 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34984-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta proposta de investigação sobre a educação nas organizações, buscando compreender, à luz das categorias que compõem o enfoque Cultural-Histórico da Subjetividade, como se configuram a educação e a aprendizagem vigentes no contexto empresarial, propondo novo modelo educativo que, igualmente aos modelos teóricos gerados a partir da Epistemologia Qualitativa, não pretende estancar as alternativas possíveis de entendimento sobre o tema, mas abrir vias de inteligibilidade que permitam renovar práticas de educação vinculadas à sua forma hegemônica de concepção. A pesquisa enfatiza a subjetividade no contexto educativo empresarial, assim como da pessoa que aprende, considerando a aprendizagem um processo que também integra as suas produções emocionais e simbólicas e a sua história de vida, com características de um momento singular e imprevisível. A metodologia fundamenta-se na Epistemologia Qualitativa que integra o caráter construtivo-interpretativo da produção do conhecimento e contou com uma participante na formulação do estudo de caso. A construção da informação foi realizada a partir da dinâmica conversacional, da utilização do complemento de frases, do diário reflexivo, da carta ao Professor, da observação participante, e dos momentos informais, segundo os quais se conheceram produções de sentidos subjetivos da participante em relação ao seu processo de aprendizagem, bem assim a análise da forma em que o processo educativo se configurou na subjetividade individual e social tendo por parâmetro o modelo educativo proposto e processos educativos organizacionais hegemônicos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação no contexto organizacional : contribuições da teoria da subjetividade no enfoque cultural-históricopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSubjetividade - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação corporativapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino - aprendizagempt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis presents a proposal of investigation into the Education in organizations aiming at comprehending, based on the categories which take part in the historical and cultural approach of subjectivity, how the current Education and learning are established at the business environment, bringing up a new educational model which, as the theoretical models generated from the qualitative epistemology, does not intend stemming the alternatives for the theme’s understanding, but widen the possibilities of intelligibility, allowing the renewal of educational practices allied to its hegemonic form of conception. The research emphasizes the subjectivity in a business educational context just as its learner, considering the learning process as one that also integrates their emotional and symbolic outputs as well as their life story, characterizing it as a unique and unpredictable moment. The methodology is founded on qualitative epistemology which embodies the constructive and argumentative character of knowledge generation and relied upon a participant in the casework formulation. The information’s construction was done through talking dynamics, the uses of sentence complementation, reflexive journal, letter to the professor, participant’s observation as well as the informal moments from which was acknowledged subjective senses related to her learning process. Also the analysis of the way from which the educational process was set up in the individual and social subjectivity having the suggested educational pattern and the hegemonic organizational educational processes as parameters.pt_BR
dc.description.abstract2Esta tesis presenta una propuesta de investigación sobre la educación en las organizaciones, buscando comprender, a la luz de las categorías que componen el enfoque Cultural-Histórico de la Subjetividad, cómo se configura la educación y el aprendizaje vigente en el contexto empresarial, proponiendo un nuevo modelo educativo que, así como los modelos teóricos generados a partir de la Epistemología Cualitativa, no pretende limitar las alternativas posibles de entendimiento sobre el tema, sino abrir vías de inteligibilidad que permitan renovar prácticas de educación vinculadas a su forma hegemónica de concepción. La investigación enfatiza la subjetividad en el contexto educativo empresarial, así como la condición de la persona que aprende, considerando el aprendizaje como un proceso que también integra sus producciones emocionales y simbólicas, así como su historia de vida, caracterizándola como un momento singular e imprevisible. La metodología se fundamenta en la Epistemología Cualitativa que integra el carácter constructivo-interpretativo de la producción del conocimiento y contó con una participante en la formulación del estudio de caso. La construcción de la información fue realizada a partir de la dinámica conversacional, de la utilización del complemento de frases, del diario reflexivo, de la carta al Profesor, de la observación participante, así como de los momentos informales, a partir de los cuales se conoció producciones de sentidos subjetivos de la participante en relación a su proceso de aprendizaje, así como se analizó la forma cómo el proceso educativo se configuró en la subjetividad individual y social teniendo el modelo educativo propuesto y procesos educativos organizacionales hegemónicos, como parámetro.pt_BR
Appears in Collections:FE - Doutorado em Educação (Teses)

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