Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34926
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_AnaCatarinaSenaFerreiraAndrade.pdf910,14 kBAdobe PDFView/Open
Title: “Olga : leve como Pavlova, com muito de Benário e nada de Alaketu. Simplesmente Olga Guimarães.” : a construção da consciência política de uma mulher no interior da Bahia, no contexto da sua juventude (1949-1961)
Authors: Andrade, Ana Catarina Sena Ferreira
Orientador(es):: Marques, Teresa Cristina de Novaes
Assunto:: Carvalho, Olga Alves de Guimarães - crítica e interpretação
Consciência político-social
Mulheres
Relações de poder
Issue Date: 18-Jun-2019
Citation: ANDRADE, Ana Catarina Sena Ferreira. “Olga: leve como Pavlova, com muito de Benário e nada de Alaketu. Simplesmente Olga Guimarães.”: a construção da consciência política de uma mulher no interior da Bahia, no contexto da sua juventude (1949-1961). 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Essa dissertação tem como objetivo investigar a trajetória de Olga Alves de Guimarães Carvalho, uma educadora nascida na cidade baiana de Itaberaba, região da Chapada Diamantina. A análise privilegia o período da sua juventude e o contexto em que Olga estava inserida, entre os anos de 1949 a 1961, a fim de compreender o processo de construção da consciência política de uma mulher, professora e poeta. Desenvolvo uma pesquisa com base nas lembranças de Olga Guimarães, partindo da premissa de que, para entender uma figura pública e a formação da sua consciência política, faz-se necessário compreender quem ela é, sua origem social, familiar, as influências que recebeu, sua filiação partidária, suas escolhas e caminhos percorridos. Igualmente importante é compreender a importância dos espaços de sociabilidade que frequentou e quais as condições sociais associadas às estratégias e motivações que possibilitaram, tanto o seu posicionamento político crítico, como sua atuação na política municipal.
Abstract: This dissertation aims at investigating the trajectory of Olga Alves de Guimarães Carvalho, an educator born in the city of Itaberaba, region of Chapada Diamantina. The analysis privileges the period of her youth and the context in which she was inserted, among the years of 1949 and 1961, to understand the making of the political consciousness of a woman, a teacher and a poet. I develop a research based on the memories of Olga Guimarães, taking as premise, in order to understand a public figure and the formation of their political consciousness, that it is necessary to understand who she is, her social origin, her family, influences, her party affiliation, her choices and paths, the social spaces she attended to and the social conditions associated with the strategies and motivations that enabled both critical political positioning and her performance in municipal politics.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:HIS - Mestrado em História (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34926/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.