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Título: Educação Superior : os saberes pedagógicos do bacharel docente
Autor(es): Castro Júnior, Reynaldo de
Orientador(es): Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
Assunto: Ensino superior
Professores - formação
Data de publicação: 2-Fev-2010
Referência: CASTRO JÚNIOR, Reynaldo de. Educação Superior: os saberes pedagógicos do bacharel docente. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente estudo desenvolvido de 2006 a 2008, teve como objetivo investigar em que saberes pedagógicos docentes bacharéis do curso de Administração de Empresas de uma instituição privada de educação superior alicerçam sua docência. A pesquisa pautou-se em três eixos: educação superior, trabalho docente e saberes pedagógicos. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa e para a obtenção das informações foram utilizadas análises documentais, entrevistas com os professores e questionários com os alunos. Com o aporte teórico de Gauthier (1998), Sousa (2006), Vázquez (1977), Tardif (2005), Zabalza (2004), Pimenta (2005), Anastasiou e Alves (2005), Imbernón (2004), Veiga (2004), Castanho (2004), dentre outros, foi possível analisar os achados obtidos e compreender a complexidade que permeia a educação superior. Como resultado do estudo, foram identificadas duas vertentes: a primeira destaca que os saberes pedagógicos dos docentes pesquisados pautam-se nas experiências adquiridas no contato com a docência e de vida, a segunda aponta que os saberes pedagógicos são construídos por meio de estudo e cursos nos níveis técnico, de especialização e mestrado. Foram identificadas, também, dificuldades que impactam a construção de saberes pedagógicos, dentre elas podemos destacar: pouca interlocução pedagógica entre os professores, caracterizada pelo reduzido número de encontros intermediados pela coordenação do curso de Administração; pouca visibilidade da proposta pedagógica para a atuação dos professores, materializada no desconhecimento, por parte dos mesmos, de um Projeto Político-pedagógico da Instituição e do Curso, que norteie a atuação docente, articulando o trabalho pedagógico da instituição como um todo; intempestiva busca de alunos por parte da Instituição, resultante de uma política mercantilista na educação superior, na qual o aluno é considerado cliente e a educação serviço. Diante desse cenário, os resultados parecem também apontar e ao mesmo tempo confirmar que o desenvolvimento de saberes pedagógicos dos bacharéis docentes resultam de um solitário e fragmentado processo de construção e reconstrução ao longo do exercício da docência e constituem fator primordial para o aperfeiçoamento e a qualidade da educação superior. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study was carried out between 2006 and 2008 and aims to investigate how professors of a Business Administration College of a private institution of higher education build their pedagogical knowledge and teaching practice .The research was based on the following concepts: higher education, teaching practice and pedagogical knowledge. The method chosen was qualitative research and data was collected through analysis of documents, interviews with teachers and questionnaires for students. Gauthier (1998), Sousa (2006), Vázquez (1977), Tardif (2004), Zabalza (2005), Pimenta (2005), Anastasiou (2005), Imbernón (2004), Veiga (2004), Castanho (2004),among others gave the theoretical support for this study , essential to analyse data collected and understand the complexity involved in higher education. Results show that professors build their pedagogical knowledge mainly reflecting upon their teaching practice and their experiences of life. It was also found that post graduation courses such as masters and specialization courses play important roles enabling these professors to build and develop their pedagogical knowledge. The difficulties identified also have an important impact on the construction of the pedagogical knowledge such as: low pedagogical interlocution among professors due to the reduced number of meetings promoted by the coordination of the course; low visibility of the pedagogical proposal of the course by professors and ignorance of the pedagogic project of the institution by the academic staff unabling any pedagogical articulation; an extremely aggressive search for students in a highly competitive market and the conception behind that students are clients to be pleased and that high education is a profitable service. Considering this scenery , information collected seems to indicate that the development of the pedagogical knowledge of professors are result of a solitary and fragmented process of construction and reconstruction of their teaching practice and constitute a major factor for the improvement of higher education.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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