Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34844
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_DiesosdeOliveiraCavalcante.pdf20,37 MBAdobe PDFView/Open
Title: Trabalhando otimização com alunos do ensino médio da rede pública do Distrito Federal
Authors: Cavalcante, Diesos de Oliveira
Orientador(es):: Melo, Antonio Luiz de
Assunto:: Geometria - estudo e ensino
Ensino médio
Softwares educativos
Matemática (Ensino médio)
Issue Date: 17-Jun-2019
Citation: CAVALCANTE, Diesos de Oliveira. Trabalhando otimização com alunos do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Este trabalho aponta um estudo de máximos e mínimos de funções em atividades com alguns alunos do ensino médio de uma escola pública da Ceilândia-DF. Discorre brevemente sobre a importância de se usar materiais concretos e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta de ensino, dando uma ênfase no software de matemática chamado Geogebra. Aborda também um estudo sobre o cálculo de máximos e mínimos usando as desigualdades das médias e função quadrática. Foram descritas as atividades realizadas pelos alunos e analisadas a possibilidade de um melhor aprendizado da matemática e um segundo olhar sobre os problemas propostos.
Abstract: This work points to a study of maximum and minimum of functions in activities with high school students of a public school in Ceilandia-DF. It brie importance of using concrete materials and the use of technologies as a teaching tool, with an emphasis in using mathematical software called Geogebra. It also covers a study on the calculation of maximum and minimum using the inequalities of average and quadratic function. The activities carried out by the students were described and were analyzed the possibility of a better learning of mathematics and a second look at the problems proposed.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:MAT - Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34844/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.