Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34654
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1992_SelyMariadeSouzaCosta.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
4,2 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Title: Comportamento de planejadores e formuladores de política do IPEA e DNPA na busca e utilização de informações
Authors: Costa, Sely Maria de Souza
Orientador(es):: Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Assunto:: Comportamento informacional
Busca e uso da informação
Usuários
Issue Date: May-2019
Citation: COSTA, Sely Maria de Souza. Comportamento de planejadores e formuladores de política do IPEA e DNPA na busca e utilização de informações. 1992. vi, 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1992.
Abstract: Estuda o comportamento de planejadores e formuladores de política que trabalham na área de desenvolvimento econômico e social no poder executivo do governo federal no Brasil, na busca e utilização de informação. O comportamento é estudado com relação ao grau de utilização de informação científica como insumo para o trabalho, sob dois aspectos: comportamento técnico (baixo índice de utilização de informação científica) e comportamento acadêmico (ali to índice de utilização de informação científica). A informação é estudada do ponto de vista de conteúdo; as fontes são abordadas como suporte da informação; e os canais de acesso, como meios para obter informação. O método de pesquisa utilizado é o de 1 levantamento (survey), realizado através de um questionário auto administrado para coleta de dados, com questões sobre experiência profissional, formação profissional, experiência em atividade acadêmica, método de trabalho, qualificação de planejadores e formuladores de política como cientistas sociais pesquisadores ou técnicos e objetivo do trabalho. Os resultados indicam que planejadores e formuladores de política do governo na área de desenvolvimento econômico e social utilizam uma variedade de informações como insumo para o trabalho, e a informação científica é "utilizada em um grau médio. Apresentam um comportamento técnico, porém não essencialmente técnico. São cientistas aplicados: estão entre pesquisadores e técnicos, com uma inclinação maior para " técnicos" .
Abstract: The behaviour of planners and policy makers at the federal levei, in Brazil is studied, to perceive the degree of utilization of scientific information as input to their work. Two aspects are considered: technical behaviour -practitioners (low level of utilization of scientific information) - and academic behaviour -researcher (high level of utilization of scientific information). Information is considered under its contents point of view; information source as its format; and access channels as means to obtain information. The method employed was that of a survey using self administered questionnaires. Guestions referred to professional background and trainning, experience in academic activities, work methods, work objectives, planners and policy makers qualification as social scientists and as researchers or practitioners. Results show that government Planners and policy makers working in economic and social development use a variety of information. Scientific information is used, but not extensively used. They have a technical behaviour but not essencially technical; they are applied scientists, that is, they may be considered researchers and practitioners, with a bias to practitioners.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1992.
Appears in Collections:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34654/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.