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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34642
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Title: As políticas curriculares da educação profissional de nível médio e o trabalho docente : limites, possibilidades e contradições
Authors: Soares Júnior, Néri Emílio
Orientador(es):: Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto:: Educação profissional técnica de nível médio
Diretrizes curriculares
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Docentes
Issue Date: 20-May-2019
Citation: SOARES JÚNIOR, Néri Emílio. As políticas curriculares da educação profissional de nível médio e o trabalho docente: limites, possibilidades e contradições. 2018. 305 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Esta pesquisa vincula-se à linha de pesquisa Formação Docente, Currículo e Avaliação da Universidade de Brasília e integra o grupo de pesquisa Currículo: concepções teóricas e práticas educativas, coordenado pela Professora Doutora Lívia F. F. Borges, orientadora deste trabalho. O objetivo desta tese é analisar os limites, as possibilidades e as contradições no processo de implantação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012), em uma Instituição de educação profissional no Estado de Goiás. Foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, cujos procedimentos de levantamento de dados foram: análise documental, observação, entrevista semiestruturada e instrução ao sósia. Os documentos analisados foram referentes às políticas curriculares e aos níveis de decisão curricular: a) as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível médio e para o ensino médio e demais documentos oficiais, b) os documentos referentes ao currículo modelado pela instituição: o Projeto Pedagógico Institucional e demais documentos relacionados aos cursos técnicos. Os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. Os eixos teóricos da pesquisa são, a saber, as políticas curriculares de educação profissional e o trabalho docente. O currículo é compreendido como um artefato determinado historicamente que em diferentes contextos sociais, culturais e teorias curriculares, recebe diferentes significados. A análise do trabalho docente foi realizada pelo ponto de vista da atividade utilizando as abordagens da ergonomia e ergologia. Fatores como a dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico; os estudantes, o campo disciplinar e a área de atuação, a experiência profissional e a produção de saberes, as políticas educacionais e curriculares, a atividade de trabalho, os saberes e os valores dos professores, influenciam no desenvolvimento do trabalho dos professores. No entanto, as políticas curriculares não influenciam diretamente no trabalho docente, pois os professores tendem a utilizar os referenciais pedagógicos, livros didáticos, avaliações de larga escala como instrumentos em seu trabalho. As possibilidades do processo de implantação das diretrizes estão relacionadas com as ações propostas pela gestão da Instituição Formadora, os limites estão no fato que essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas curriculares dos professores e as contradições recaem sobre a ênfase do desenvolvimento dessas políticas na instituição, que são encaminhadas com objetivos de resolver problemas pragmáticos relacionados à operacionalização do currículo prescrito e por não considerar a complexidade do trabalho docente.
Abstract: This research is linked to the Training, Curriculum and Evaluation research line of the University of Brasília and is part of the Curriculum: theoretical conceptions and educational practices research group, coordinated by Professor Lívia F. F. Borges, who guides this work. The aim of this thesis is to analyze the limits, possibilities and contradictions in the process of implementation of the current National Curricular Guidelines for technical professional education at the secondary level (Statment CNE/CEB n. 11/12 and Resolution CNE/CEB n. 06/12), at a professional education institution in the state of Goiás. The research has a study case was conducted whose data collection procedures were: documentary analysis, observation, semi-structured interview and instruction to the double. The documents analyzed were related to the curricular policies and the levels of curricular decision: a) the current National Curricular Guidelines for technical professional education of middle level and for high school, by the institution: The Institutional Pedagogical Project and other documents related to the technical courses. The research subjects were managers and teachers. The theoretical axis of the research are, namely, the curricular policies of professional education and the teaching work. The curriculum is understood as a historically determined artifact, which in different social, cultural, and curricular contexts takes different meanings. The analysis of the teaching work was carried out from the point of view of the activity using the approaches of ergonomics and ergology. Factors such as the personal dimension and socioeconomic character of work, the organization of pedagogical work; students, the disciplinary field and the area of activity, the experience professional and the production of knowledge, the educational and curricular policies, the work activity, the knowledge and the values of the teachers, influence the development of the work of the teachers. However, curricular policies do not directly influence teacher work, since teachers tend to use pedagogical references, textbooks, and large-scale evaluations as instruments in their work. The possibilities of the implementation process of the guidelines were the different actions proposed, the limits are in the fact that these actions have had little effect in the curricular practices of the teachers and the contradictions affect on the emphasis of the development of these policies in the institution, who are sent with the objective of solving pragmatic problems related to the operationalization of the prescribed curriculum and for not considering the complexity of the teaching work.
Résumé: Cette recherche s’inscrit dans le domaine de la formation des enseignants, des programmes d’études et des évaluations à l’Université de Brasília. Cette recherche est liée à la ligne de recherche Formation des Enseignants, Curriculum et Evaluation de l’Université de Brasilia et fait parte du golpe de recherche Curriculum: conceptions théoriques et pratiques éduatives, guidée par la Professeure Livia F. F. Borges - mentor de ce travail. Le but de la thèse est d’analyser les limites, les possibilités et les contradictions dans le processus d’implémentation des orientations en cours du Programme National de formation éducationnelle, professionnelle et technique- niveau secondaire (avis CNE/CEB n. 11/12 et la résolution CNE/CEB n. 06/12) dans un établissement d'enseignement professionnel de l'État de Goiás. Une étude de cas a été réalisée au cours des années 2017 et 2018, dont les procédures de collecte de données ont été les suivantes: l’analyse documentaire, l’observation, l’entretien semi-structuré et l’instruction au sosie. Les documents analysés ont été reliés aux politiques et aux niveaux de décisions du programme: a) Les lignes directrices nationales actuelles du cursus de formation professionnelle et technique -niveau secondaire-, aussi bien que les autres documents officiels; b) Le dossier concernant le programme décrit par l’Institution: le Projet Pédagogique Institutionnel, ainsi que les autres documents liés aux cours techniques. Les sujets d’investigation ont été des administrateurs et des professeurs. Les axes théoriques de la recherche sont, à savoir, les politiques curriculaires de la formation professionnelle et le travail d’enseignement. Le curriculum est compris comme un artefact historiquement déterminé qui implique de différentes significations selon le contexte social, culturel et les théories curriculaires. L'analyse du travail pédagogique a été réalisée du point de vue de l'activité en utilisant les approches de l'ergonomie et de l'ergologie. Des facteurs tels que la dimension personnelle et le caractère socio-économique du travail, l'organisation du travail pédagogique; étudiants, le domaine disciplinaire et le domaine d'activité, l'expérience professionnel et la production de connaissances, les politiques d'éducation et de curriculum, l'activité de travail, les connaissances et les valeurs des enseignants, influencent le développement du travail des enseignants. Cependant, les politiques curriculaires n'agissent pas directement sur le travail des enseignants, car les enseignants ont tendance à utiliser des références pédagogiques, des manuels et des évaluations à grande échelle comme instruments de travail. Les faisabilités du processus d’implémentation des lignes directrices ont été basées sur les différentes actions proposées, mais l’effet peu expressif de ces actions sur les pratiques curriculaires des enseignants demeure comme limitation. Les contradictions se révèlent dans l’importance donnée au développement de ces politiques dans l’Institution qui sont conduites vers le but de résoudre les problèmes pragmatiques, à son tour, liés à l'opérationnalisation du programme d'études prescrit et, aussi, dans le fait de ne point prendre en compte la complexité du travail d’enseignement.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Doutorado em Educação (Teses)

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