Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3464
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_FernandadePaulaFirmino.pdf846,75 kBAdobe PDFView/Open
Title: Estudo da infecção por hemoplasmas em felinos domésticos do Distrito Federal
Authors: Firmino, Fernanda de Paula
Orientador(es):: Paludo, Giane Regina
Assunto:: Gato - doenças
Anemia hemolítica
Issue Date: Jun-2008
Citation: FIRMINO, Fernanda de Paula. Estudo da infecção por hemoplasmas em felinos domésticos do Distrito Federal. 2008. 56 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: O Mycoplasma haemofelis é um agente não cultivável classificado após seqüenciamento do gene 16S rRNA como pertencente ao gênero Mycoplasma. O seqüenciamento resultou também no conhecimento de uma nova espécie conhecida como Candidatus Mycoplasma haemominutum. O agente é causador de anemia hemolítica em gatos infectados e pode estar presente em gatos assintomáticos. A transmissão ocorre através de vetores como a pulga. O diagnóstico pela citologia de sangue total é de difícil realização, mas o desenvolvimento de uma PCR sensível para Mycoplasma spp e o possível isolamento de espécie Candidatus Mycoplasma haemominutum por meio de enzimas de restrição pode tornar mais fácil a identificação do agente. O trabalho teve por objetivo identificar as espécies de hemoplasmas no Distrito Federal, analisar o perfil hematológico destes animais e determinar sua distribuição em duas populações felinas e a padronização da técnica da PCR para hemoplasmas. Foram utilizados 100 felinos domésticos de duas regiões distintas do Distrito Federal (Grupo 1: Hospital Veterinário; Grupo 2: Fercal) submetidos a PCR para gênero (Mycoplasma spp) e espécie (Mycoplasma haemofelis) e digestão enzimática para determinação da espécie Candidatus Mycoplasma haemominutum. O presente trabalho demonstrou a presença de diferentes espécies de hemoplasmas no Distrito Federal (Mycoplasma haemofelis e Candidatus Mycoplasma haemominutum), determinando sua distribuição em duas populações felinas e as diferenças hematológicas encontradas nos dois grupos, onde os animais do Grupo 1 pareciam mais suscetíveis aos hemoplasmas, apresentando anemia e os do Grupo 2 apresentaram uma maior resistência, sendo assim, portadores assintomáticos.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2008.
Appears in Collections:FAV - Mestrado em Saúde Animal (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/3464/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.