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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34610
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Title: Pesquisa de marketing para a segmentação de público-alvo : estudo do comportamento, hábitos e preferências de usuários da informação em arte
Authors: Silva, Antonio Felipe Galvão da
Orientador(es):: Miranda, Antonio
Assunto:: Marketing da informação
Comportamento informacional
Issue Date: 13-May-2019
Citation: SILVA, Antonio Felipe Galvão da. Pesquisa de marketing para a segmentação de público-alvo: estudo do comportamento, hábitos e preferências de usuários da informação em arte. 2003. v, 152 f., il. Tese (Doutorado)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Abstract: Este trabalho, uma pesquisa exploratória, qualitativo-quantitativa, realizada entre alunos e professores do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, por meio de um survey, investiga os hábitos e preferências de usuários da informação em arte. Realizado nos moldes dos estudos do comportamento de consumidores utilizados pelos especialistas em marketing, tem como objetivo a segmentação de público-alvo de Unidades de Informação especializadas em arte ou que atendam a esse público. O conhecimento do público, na forma de tipos' de usuários, permite a essas Unidades proporcionarem um atendimento personalizado conforme os desejos, demandas e necessidades dessa clientela, dentro do pressuposto do marketing de que se obtém melhores resultados a partir da satisfação dos usuários, garantindo assim uma forma eficaz nos processos da transferência da informação. Os estudos da informação em arte ganharam um impulso a partir da década de 80, pela necessidade de organizar, elaborar ferramentas de buscas e disponibilizar imagens informatizadas. São informações que apresentam uma série de dificuldades para os processos de busca por terem características multidimensionais. Um objeto de arte pertence a um contexto, tem uma forma e conteúdo, além de que, essas informações podem servir a vários fins. Os estudos de usuários demandam aprimoramento, principalmente pela necessidade que se tem de conhecer quem utiliza os serviços informacionais. A principal crítica que tem sido feita a esses estudos é que, em geral, representam uma avaliação aos serviços prestados pelas Unidades de Informação, sem que se indague aos usuários suas preferências e expectativas e também por não contemplarem os não-usuários. Esta pesquisa propõe um modelo de estudo de usuários, com a utilização dos conceitos de marketing. Os resultados da pesquisa demonstraram uma variedade de comportamentos muito além do esperado, demonstrando que esse modelo é adequado às questões que as Unidades de Informação enfrentam, principalmente em função da informatização.
Abstract: This essay, a qualitative-quantitative exploratory research, carried out amongst students and professora of the University of Brasília by means of a survey, investigates the habits and preferences of individuais who use information in relation to arts. Having been developed in accordance with the consumer behavior studies adopted by marketing specialísts, its main aim is to segment the target public of Information Units which specialize in arts or which attend such public. Familiarity with this public, in the form of standard types of users, would allow such Units to offer a personalized attention to the wishes, demands and needs of these customers, as per those marketing propositions according to which better results are achieved through satisfying the users, therefore guaranteeing effectiveness to the process of the transfer of information. The studies of information in connection with arts have increasingly developed as from the 1980's, as a result of an urge to organize, develop search engines and offer digitalized images. This kind of information imposes a number of difficulties to search mechanisms due to its multi-dimensional nature. An object of art belongs to a context, has its own form and content, and may further deem to various purposes. Studies upon users require improvement, mainly due to the necessity of getting to know the users of information services. The principal criticism made in relation to such studies is that they generally consist of an evaluation of the services rendered by Information Units. without inquiring the preferences and expectations of their users, and without taking non-users into account. This research proposes a model for the study of users, which adopts marketing concepts. The results of this research have demonstrated a variety of behaviors far beyond the expecled, what evidences the adequacy of this model to the issues faced by Information Units, mainly due to their informatisation.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2003.
Appears in Collections:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

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