Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34591
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_LaíseEscaliantiDelAlamoGuarda.pdf10,42 MBAdobe PDFView/Open
Title: Capacitação dos profissionais de saúde para o manejo da dor em crianças na vacinação
Authors: Guarda, Laíse Escalianti Del Alamo
Orientador(es):: Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto:: Vacinação
Dor em crianças
Enfermagem pediátrica
Profissionais de saúde
Capacitação profissional
Issue Date: 8-May-2019
Citation: GUARDA, Laíse Escalianti Del Alamo. Capacitação dos profissionais de saúde para o manejo da dor em crianças na vacinação. 2018. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Introdução: A vacinação é um evento doloroso constante na vida das crianças, iniciando ao nascimento e se estendendo até a idade adulta. Quando submetida a repetidos estímulos dolorosos, a criança pode apresentar consequências a longo prazo da dor não tratada. Objetivo: Analisar uma intervenção multifacetada para capacitação de profissionais de saúde no manejo da dor na vacinação em crianças. Método: Trata-se de uma pesquisa quase-experimental, sem grupo controle, de abordagem quantitativa, do tipo pré e pós-teste, realizado em duas Unidades Básica de Saúde (UBS) de Ceilândia, que desenvolvem atividades na sala de vacina, no período de Agosto de 2017 a Março de 2018. Este estudo faz parte do “Projeto Incríveis: Intervenções para o alívio da dor em crianças na vacinação – Envolvimento e Iniciativa para o SUS”, que foi desenvolvida em três fases: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. O presente estudo abordará as fases de intervenção e pós-intervenção. A coleta de dados foi desenvolvida nas seguintes etapas: 1) Identificação de Barreiras e Facilitadores; 2) Reuniões com a equipe de Enfermagem para realização das capacitações, abordando a metodologia KT (Knowledge Translation); 3) Avaliação da mudança na unidade através de auditoria; 4) Implementação e Avaliação de um folder educativo pelos profissionais de Enfermagem. Para análise dos dados, foi realizado dupla digitação em planilha do Microsoft Excel e após exportado para o software SPSS, versão 23.0 A análise quantitativa foi realizada através de estatística descritiva (média, desvio padrão e distribuição de frequência). Além disso, para comparação de resultados por Grupos (Pré e Pós-Teste) e entre UBS, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Para verificar se existe diferença no total de respostas certas por capacitação, foi utilizado ANOVA. O teste Tukey foi utilizado para comparar quais capacitações são diferentes pelo total de respostas certas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: Houve um aumento de respostas certas no Grupo pré-teste quando comparado ao pós-teste, apresentando um incremento de 7,7%. No que diz respeito a capacitações, a temática Manejo da Dor apresentou maior número de respostas certas, totalizando 92,8%. A capacitação 3, Manejo da Dor quando comparado aos demais apresenta uma diferença, que é verificada pelos valores de p, onde indica que nessa capacitação os profissionais obtiveram melhores resultados, o que sugere uma maior aprendizagem. Foi realizada uma auditoria 30 dias após o término das capacitações, com questionário adaptado. A Implementação e avaliação do folder educativo apresentou resultados positivos após as adaptações às observações da equipe de enfermagem e sua distribuição foi recomendada aos pais e/ou responsáveis. Conclusão: O presente estudo conclui que a intervenção multifacetada EPIQ (Evidence- based Practice for Improving Quality) melhora a aquisição de conhecimento dos profissionais que atuam na sala de vacinação.
Abstract: Introduction: Vaccination is a constant painful event in children's lives, starting at birth and extending into adulthood. When subjected to repeated painful stimuli, the child may have longterm consequences of untreated pain. Objective: Analyze a multifaceted intervention to train health professionals in management of pain in vaccination in children. Methodology: This is a quasi-experimental research, without control group, with quantitative approach, pre-and posttest type, carried out in two health centers (HC) at Ceilandia (Brasilia), which develop activities in the vaccine room, during the period from August 2017 to March 2018. This study is part of the "Incredible Project: Interventions for Pain Relief in Children during Immunization - Involvement and Initiative for SUS", which was developed in three phases: pre-intervention, intervention and post-intervention. The present study will address the intervention and postintervention phases. The data collection was developed in the following steps: 1) Identification of Barriers and Facilitators; 2) Meetings with the Nursing team to carry out the training, addressing the KT methodology; 3) Evaluation of the change in the unit through auditing; 4) Implementation and Evaluation of an educational folder by Nursing team. For data analysis, a double entry was performed in Microsoft Excel worksheet and then exported to SPSS software, version 23.0. The quantitative analysis was performed through descriptive statistics (mean, standard deviation and frequency distribution). In addition, the Mann-Whitney test was used to compare Groups (pre and post-test data) and between Health Centers. To verify difference in the total of the right answers by qualification, ANOVA was used. The Tukey test was used to compare which skills are different by the total of the right answers. The research was approved by the Research Ethics Committee and all the participants signed the Written Informed Consent Form (WICF). Results: There was an increase of 7.7% in correct answers in the pre-test Group when compared to the post-test. Regarding training, the issue Pain Management presented the highest number of correct answers, totaling 92.8%. The training 3, Pain Management, when compared to the others, presents a difference, which is verified by the values of p, where indicates that in this training, the professionals obtained better results, which suggests a greater learning. An audit was performed 30 days after the end of the training, with an adapted questionnaire. The implementation and evaluation of the educational folder presented positive results after the observations and adaptations made by the nursing team and their distribution was recommended to parents. Conclusion: The present study concludes that the multifaceted intervention EPIQ (Evidence-based Practice for Improving Quality) improves the knowledge of professionals working in the vaccination room.
Resumen: Introducción: La vacunación es un acontecimiento doloroso constante en la vida de los niños, comenzando al nacimiento y extendiéndose hasta la edad adulta. Cuando se somete a repetidos estímulos dolorosos, el niño puede presentar consecuencias a largo plazo del dolor no tratada. Objetivo: Analizar una intervención multifacética para capacitación de profesionales de salud en el manejo del dolor en la vacunación en niños. Metodología: Se trata de una investigación cuasi-experimental, sin grupo control, de abordaje cuantitativo, del tipo pre y post-test, realizado en dos centros de salud (CS) de Ceilândia, que desarrollan actividades en la sala de vacuna, en el período de agosto de 2017 a marzo de 2018. Este estudio es parte del "Proyecto Increíbles: Intervenciones para el alivio del dolor en niños en la vacunación - Participación e Iniciativa para el SUS", que se desarrolló en tres fases: pre-intervención, intervención y intervención después de la intervención. El presente estudio abordará las fases de intervención y post-intervención. La recolección de datos fue desarrollada en las siguientes etapas: 1) Identificación de Barreras y Facilitadores; 2) Reuniones con el equipo de Enfermería para realización de las capacitaciones, abordando la metodología KT; 3) Evaluación del cambio em la unidad a través de la auditoría; 4) Implementación y Evaluación de un folder educativo por los profesionales de Enfermería. Para el análisis de los datos, se realizó doble digitación en hoja de cálculo de Microsoft Excel y después fue exportado al software SPSS, versión 23.0 El análisis cuantitativo fue realizado a través de estadística descriptiva. Además, para la comparación de los datos de pre y post-test y CS se utilizó la prueba de Mann-Whitney. El análisis cuantitativo de los datos fue realizado a través de estadística descriptiva (media, desviación estándar y distribución de frecuencia). Además, para la comparación de resultados por grupos (pre y post-test) y entre centros de salud, se utilizó la prueba de Mann-Whitney. Para verificar si existe diferencia en el total de respuestas correctas por capacitación, se utilizó ANOVA. La prueba Tukey fue utilizada para comparar qué capacitaciones son diferentes por el total de respuestas correctas. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética en Investigación y todos los participantes firmar el Término de Consentimiento Libre y Esclarecido. Resultados: Hubo un aumento de respuestas correctas en el grupo pre-test em comparación con el post-test, con un incremento del 7,7%. En lo que se refiere a las capacitaciones, la temática Manejo del Dolor presentó mayor número de respuestas correctas, totalizando el 92,8%. La capacitación 3, Manejo del Dolor cuando comparado a los demás presenta una diferencia, que es verificada por los valores de p, donde indica que en essa capacitación los profesionales obtuvieron mejores resultados, lo que sugiere un mayor aprendizaje. Se realizó una auditoría 30 días después del término de las capacitaciones, com cuestionario adaptado. La implementación y evaluación del folleto educativo presentó resultados positivos después de las adaptaciones a las observaciones del equipo de enfermería y su distribución fue recomendada a los padres y / o responsables. Conclusión: El presente estudio concluye que la intervención multifacética EPIQ (Evidence- based Practice for Improving Quality) mejora la adquisición de conocimiento de los profesionales que actúan em la sala de vacunación.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:ENF - Mestrado em Enfermagem (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34591/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.