Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34547
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_PoliticaAcaoAfirmativa.pdf153,87 kBAdobe PDFView/Open
Title: Política de ação afirmativa em cursos de pós-graduação da Universidade de Brasília
Authors: Coelho, Selma Monteiro
Assunto:: Programas de ação afirmativa
Política pública
Políticas educacionais
Pós-graduação
Issue Date: 2018
Citation: COELHO, Selma Monteiro. Política de ação afirmativa em cursos de pós-graduação da Universidade de Brasília. 2018. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE HUMANIDADES, 21., 2018, Santiago do Chile.
Abstract: Este artigo objetiva demonstrar o cenário inerente à prática de políticas de ação afirmativa nos cursos de pós-graduação strictu sensu da Universidade de Brasília a partir de pesquisas recentes realizadas em editais de seleção para cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado. Realizou-se também um levantamento, em sistemas institucionais, de registro de alunos cotistas egressos (negros) de departamentos distintos de graduação, divididos entre um que oferta vagas para demandantes de políticas afirmativas na pós-graduação e outro que não aderiu à política na pós, para verificação de ingresso desses egressos em cursos de pós da UnB. A pesquisa visa, ainda, analisar e descrever o contexto dessa política no Brasil e sua contextualização histórica a partir de revisão bibliográfica. Os resultados encontrados indicam que, embora tenha havido um aumento considerável no número de Programas de pós-graduação que aderiram à política de ação afirmativa desde 2015 na UnB, atualmente apenas 6% desses cursos aderiram à política, evidenciando que existe uma imensa lacuna a ser preenchida. Por haver pouco quantitativo de cursos que a implementaram, sugere-se, assim, uma pesquisa mais abrangente com o intuito de levantar formas de corroborar com as políticas de incentivo de participação dos Programas de pós stricto sensu em ações afirmativas, uma vez que a adoção da política por parte desses cursos ainda é principiante e pouco representativa.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Servidora Selma Monteiro Coelho, em 02 de maio de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra.
Appears in Collections:TEC UnB - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34547/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.