Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34517
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_PolyanadeAlmeidaBorges.pdf2,56 MBAdobe PDFView/Open
Title: A interação entre ICTS e empresas no desenvolvimento da propriedade intelectual, sob o impacto da lei de inovação : o caso da Universidade de Brasília
Authors: Borges, Polyana de Almeida
Orientador(es):: Carmo, Talita Souza
Coorientador(es):: Ghesti, Grace Ferreira
Assunto:: Lei de inovação tecnológica
Tríplice hélice
Gestão da inovação tecnológica
Instituições científicas e tecnológicas
Issue Date: 29-Apr-2019
Citation: BORGES, Polyana de Almeida. A interação entre ICTS e empresas no desenvolvimento da propriedade intelectual, sob o impacto da lei de inovação : o caso da Universidade de Brasília. 2018. 70 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: O conhecimento gerado nas Instituições Científicas e Tecnológicas – ICTs, caracterizadas como ambientes de inovação, são instrumentos de competitividade que garantem retorno financeiro, quando utilizado por empresas. O Estado é responsável por regular essas relações de geração e transferência de tecnologia entre ICTs e empresas por meio de legislação e políticas que fomentem e desenvolvam a interação entre eles. Esse modelo relacionamento observado dentro de sistemas de inovação, sejam nacionais ou locais, é chamado Tríplice Hélice. A Universidade de Brasília é um modelo de ICT, que exemplifica a geração de produtos, protegidos por meio do direito de Propriedade Intelectual, disponíveis para a geração de riqueza no relacionamento com o mercado. Esse trabalho, sob a perspectiva das teorias encontradas na bibliografia consultada, apresenta os resultados decorrentes de pesquisa da Universidade de Brasília e sua interação com o mercado, considerando os marcos temporais da publicação da lei de inovação, identificando e contextualizando o papel dos atores sugeridos por autores que tratam do modelo Tríplice Hélice.
Abstract: The knowledge created by Scientific and Technological Institutions (STI) are instruments of competitiveness that may guarantee financial return, when used by companies. The state is responsible to mediate and promote the association between entrepreneurship and innovative environments, using legislation and policies. This relationship model, observed as innovation systems, whether national or local is called Triple Helix. The University of Brasília is a model of STI, which exemplifies a generation of products, protected through the right of Intellectual Property, available for a generation of wealth to companies in the market. This work, under the theoretical perspective, presents the results of research of the University of Brasília and its interaction with the market, considering the temporal boundary of the publication of the innovation law, identifying and contextualizing the role of the actors suggested by authors dealing with the triple helix model.
Description: Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018.
Appears in Collections:CDT - Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34517/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.