Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34479
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_AiranSantosBarbosadeSousa.pdf7,32 MBAdobe PDFView/Open
Title: Gesamtkunstwerk : o desenvolvimento de um processo criativo artístico coletivo e polimático
Authors: Sousa, Airan Santos Barbosa de
Orientador(es):: Brasil, Mario Lima
Assunto:: Processo criativo
Composição (Música)
Criatividade - música
Criação (Literária, artística, etc.)
Issue Date: 29-Apr-2019
Citation: SOUSA, Airan Santos Barbosa de. Gesamtkunstwerk: o desenvolvimento de um processo criativo artístico coletivo e polimático. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Esta dissertação refere-se a uma pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Música na Universidade de Brasília. A linha abordada tange à interface entre formas da Arte que se fundem em uma mesma expressão. A criação da música em interface com outras áreas desencadeia uma série de processos de criação e de interpretação que precisam ser analisados em suas nuances conceituais e performáticas. Escolheu-se como temática a proposição da Gesamtkusntwerk. Para tal, toma-se a pesquisa de base da Profa. Hilda Meldrum Brown, da Universidade de Oxford, quanto à compreensão do conceito filosófico e do histórico da Gesamtkunstwerk, em contraste à compreensão do Prof. Elliot Carter. São visões antagônicas que descrevem este processo de fusão de duas formas: a soma das Artes Separadas (Carter) e a materialização da Arte a partir do seu estado ideal (Tema Universal). Entende-se, nesta pesquisa, que a Gesamtkunstwerk é um processo criativo-interpretativo que funde duas ou mais formas numa só Arte, a partir do seu estado epistêmico para seu estado material. A unidade é desenhada no tema universal e não em uma matéria elaborada em uma determinada mídia, como acontece na proposição Wagneriana do leitmotiv. O objetivo é tomar a compreensão apresentada pelos teóricos que trazem a Gesamtkunstwerk para além de Wagner, tratando este fenômeno como pertinente não apenas ao século XIX, mas também ao século XXI. Um experimento criativo é realizado para a compreensão de como se estruturar uma pesquisa criativa que aplique de fato o pensamento escolhido. Este experimento é realizado como um processo criativo que se desenvolve em duas fases: piloto e final. O ambiente artificial é aplicado nas possibilidades adequadas ao cronograma da pesquisa. Espera-se o entendimento da estrutura necessária para uma pesquisa mais demorada, provavelmente em âmbito de Doutorado, que busque uma tese mais efetiva ao problema abordado e ao conceito de Hilda Brown.
Abstract: This dissertation refers to a Master's research carried out in the Post-Graduation Program in Music at the University of Brasília. The line addressed refers to the interface between forms of Art that merge into the same expression. The creation of music in interface with other areas triggers a series of creation and interpretation processes that need to be analyzed in their conceptual and performance nuances. The proposition of the Gesamtkusntwerk was chosen as the main theme. For this, the basic research of Prof. Hilda Meldrum Brown - University of Oxford - on the understanding of the philosophical and historical concept of Gesamtkunstwerk, in contrast to the understanding of Prof. Elliot Carter was analyzed in the theoretical review of this research. They are antagonistic visions that describe this process of fusion in two ways: the sum of the Separate Arts (Carter) and the materialization of Art from its ideal state (Universal Theme). It is understood in this research that Gesamtkunstwerk is a creative-interpretative process that merges two or more forms into a single Art, from its epistemic state to its material state. The unit is drawn in the universal theme and not in a matter elaborated in a certain media, as it happens in the Wagnerian proposition of leitmotiv. The aim is to take the understanding presented by the theorists who bring the Gesamtkunstwerk beyond Wagner, treating this phenomenon as pertinent not only to the nineteenth century but also to the twenty-first century. A creative experiment is carried out to understand how to structure a creative research that actually applies the chosen thinking. This experimental creative process is carried out in two phases: pilot and final. The artificial environment is applied in the possibilities appropriate to the research schedule. It is expected to understand the structure needed for a more time-consuming research, probably at the doctoral level, that seeks a more effective thesis to the problem addressed and the concept of Hilda Brown.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34479/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.