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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34469
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Title: Uma prática dialógica com aproximações da educação CTS : propostas emancipatórias no estágio dos licenciandos em ciências biológicas
Authors: Araújo, Wanna Santos de
Orientador(es):: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto:: Ciências - estudo e ensino
Educação com orientação CTS
Ensino de ciências
Professores - formação
Prática de ensino
Issue Date: 26-Apr-2019
Citation: ARAÚJO, Wanna Santos de. Uma prática dialógica com aproximações da educação CTS: propostas emancipatórias no estágio dos licenciandos em ciências biológicas. 2018. 244 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: A presente tese é produto de uma pesquisa cuja articulação teórica envolveu os pressupostos da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e a prática educativa dialógica balizada nos pressupostos de Paulo Freire. A Educação CTS é uma perspectiva curricular que visa contribuir para uma educação problematizadora, contextualizada com a realidade do estudante e com a prática dialógica. É vista como uma possibilidade dada aos sujeitos para expressarem um conjunto de sentimentos e opiniões sobre si mesmos, sobre os outros e sobre o mundo, os quais dificilmente poderiam ser captados em outras oportunidades. Essas duas grandes teorias aliadas podem fundamentar um processo formativo na direção crítico-emancipadora. O pressuposto que orienta as análises indica que a prática educativa dialógica ‒ articulada com os pressupostos da Educação CTS ‒ pode potencializar a formação crítico-emancipadora do licenciando em Ciências Biológicas. Assim, o cenário da investigação foi organizado por meio de encontros formativos realizados no desenvolvimento da componente curricular Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas. Para tanto, a investigação foi composta por um grupo de quatorze licenciandos ‒ sujeitos participantes ‒ devidamente matriculados na componente curricular em questão. O encadeamento da investigação apresentou características que se aproximam de uma pesquisa participante, por meio da qual os partícipes se revelaram engajados no desejo de buscar novas possibilidades para um ensino de Ciências contra-hegemônico e para análise das informações construídas utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) com base em Moraes e Galizzi (2016). Portanto, essa pesquisa visou não só alcançar o rigor metodológico exigido em um processo de doutoramento, mas também atingir a perspectiva de uma pesquisa-formação cujo cerne de construção foi a ação dialógica. Para registro e construção das informações foram utilizados o questionário, as gravações de áudio ‒ feitas durante os encontros formativos ‒, os diários de campo dos participantes e a entrevista semiestruturada. As análises apontam que a organização do trabalho pedagógico balizado na articulação teórica CTS ‒ proposta experienciada com turmas de estágio ‒ cria condições para uma práxis emancipadora e reflexiva, subsidiando uma formação na perspectiva crítico-emancipadora. Nesse contexto, emergiram elementos que supostamente são vistos como possibilidades de pensar um ensino de Ciências humanizado, que possa contribuir para a construção da identidade profissional docente. Essa percepção se deu devido às variadas atividades organizadas e desenvolvidas por meio do trabalho coletivo, dentre elas, destacam-se os estudos e as discussões da teoria ‒ que fundamenta essa pesquisa ‒ e as rodas de diálogo. Os estudos ‒ fontes de inspiração e desalienação ‒ possibilitaram construir e vivenciar dimensões, tais como a participação ativa dos sujeitos; a autonomia; a liberdade de falar e o respeito de ouvir; a construção de argumentações a partir de uma problematização; a capacidade de tomada de decisão; a habilidade de problematizar e o seu reconhecimento como sujeito consciente e agente de uma sociedade. O engajamento dos sujeitos possibilitou criticizar sua curiosidade, aguçando ainda mais o desejo investigador e questionador. Contudo, ressalta-se que o conjunto de toda a investigação trouxe para os participantes outras compreensões de Ciência, Tecnologia e Sociedade e das interações entre elas, além de fomentar elementos para uma estrutura pessoal e profissional que valoriza o saber da experiência, os valores e as crenças de um povo.
Abstract: The present thesis is the product of a research whose theoretical articulation involved the assumptions of Science-Technology-Society (STS) Education and the dialogical educational practice based on the assumptions of Paulo Freire. The STS Education is a curricular perspective that aims to contribute to a problematizing education, contextualized with the reality of the student and with the dialogical practice. It is seen as a possibility given to subjects to express a set of feelings and opinions about themselves, about others and about the world, which could hardly be captured on other occasions. These two great allied theories can ground a formative process in the critical-emancipatory direction. The assumption that guides the analysis indicates that the dialogic educational practice dialogical ‒ articulated with the assumptions of STS Education ‒ can enhance the critical-emancipatory training of the licentiating teacher in Biological Sciences. Thus, the research scenario was organized through formative meetings held in the in the development of the curricular component Supervised Internship of the Biological Sciences Licentiate Degree Program of the Federal University of Piauí, Campus Professor Cinobelina Elvas. The research chain presented characteristics that are close to a participant research, through which the participants were engaged in the desire to seek new possibilities for a teaching of counter-hegemonic Sciences and to analyze the information constructed was the Discursive Textual Analysis (ATD) based on Moraes and Galizzi (2016). Therefore, this research aimed not only at achieving the methodological rigor demanded in a doctoral process, but also attaining the perspective of a research-formation whose core of construction was the dialogical action. For the recording and construction of the information, the questionnaire, the audio recordings ‒ made during the formative meetings ‒, the participants' field diaries and the semi-structured interview were used. The analysis shows that the organization of pedagogical work based on the theoretical articulation of STS ‒ a proposal experienced with trainees licentiating teacher ‒ creates conditions for an emancipatory and reflexive praxis, subsidizing a formation in the critical-emancipatory perspective. In this context, elements that supposedly are seen as possibilities of thinking a humanized science education emerged, which could contribute to the construction of professional teacher identity. This perception was due to the varied activities organized and developed through collective work, among them, the studies and discussions of the theory that underlies this research stand out, as well as the wheels of dialogue. The studies ‒ sources of inspiration and disalienation ‒ made it possible to construct and experience dimensions, such as the active participation of the subjects; autonomy; freedom to speak and respect for listening; the construction of arguments based on a problematization; the ability to make decisions; the ability to problematize and its recognition as conscious subject and agent of a society. The subjects' engagement made it possible to criticize their curiosity, further sharpening the investigating and questioning desire. However, it should be emphasized that the whole of the research brought to the participants other understandings of Science, Technology and Society and the interactions between them, besides fomenting elements for a personal and professional structure that values the knowledge of experience, values and the beliefs of a people.
Resumen: La presente tesis es producto de una investigación cuya articulación teórica involucró los presupuestos de la Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS) y la práctica educativa dialógica balizada en los presupuestos de Paulo Freire. La Educación CTS es una perspectiva curricular que pretende contribuir a una educación problematizadora, contextualizada con la realidad del estudiante y con la práctica dialógica. Es vista como una posibilidad dada a los sujetos para expresar un conjunto de sentimientos y opiniones sobre sí mismos, sobre los demás y sobre el mundo, los cuales difícilmente podrían ser captados en otras oportunidades. Estas dos grandes teorías aliadas pueden fundamentar un proceso formativo en la dirección crítico-emancipadora. El supuesto que orienta los análisis indica que la práctica educativa dialógica-articulada con los presupuestos de la Educación CTS ‒ puede potenciar la formación crítico-emancipadora del licenciamiento en Ciencias Biológicas. Así, el escenario de la investigación fue organizado por medio de encuentros formativos realizados en el desarrollo del componente curricular Etapa Supervisada del Curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Piauí, Campus Profesora Cinobelina Elvas. Para ello, la investigación fue compuesta por un grupo de catorce licenciandos ‒ sujetos participantes ‒ debidamente matriculados en el componente curricular en cuestión. El encadenamiento de la investigación presentó características que se aproximan a una investigación participante, por medio de la cual los partícipes se revelaron comprometidos en el deseo de buscar nuevas posibilidades para una enseñanza de Ciencias contrahegemónicas y para el análisis de las informaciones construidas se utilizó el Análisis textual Discursivo (ATD) con base en Moraes y Galizzi (2016). Por lo tanto, esta investigación pretendió no sólo alcanzar el rigor metodológico exigido en un proceso de doctorado, sino también alcanzar la perspectiva de una investigación-formación cuyo núcleo de construcción fue la acción dialógica. Para el registro y la construcción de la información se utilizó el cuestionario, las grabaciones de audio ‒ hechas durante los encuentros formativos ‒, los diarios de campo de los participantes y la entrevista semiestructurada. Los análisis apuntan que la organización del trabajo pedagógico balizado en la articulación teórica CTS ‒ propuesta experimentada con grupos de prácticas ‒ crea condiciones para una praxis emancipadora y reflexiva, subsidiando una formación en la perspectiva crítico-emancipadora. En este contexto, surgieron elementos que supuestamente son vistos como posibilidades de pensar una enseñanza de Ciencias humanizadas, que pueda contribuir a la construcción de la identidad profesional docente. Esta percepción se dio debido a las variadas actividades organizadas y desarrolladas por medio del trabajo colectivo, entre ellas, se destacan los estudios y las discusiones de la teoría ‒ que fundamenta esa investigación ‒ y las ruedas de diálogo. Los estudios-fuentes de inspiración y desalienación- posibilitar construir y vivir dimensiones, tales como la participación activa de los sujetos; la autonomía; la libertad de hablar y el respeto de oír; la construcción de argumentaciones a partir de una problematización; la capacidad de toma de decisiones; la habilidad de problematizar y su reconocimiento como sujeto consciente y agente de una sociedad. El compromiso de los sujetos posibilitó criticar su curiosidad, aguzando aún más el deseo investigador y cuestionador. Sin embargo, se resalta que el conjunto de toda la investigación trajo a los participantes otras comprensiones de Ciencia, Tecnología y Sociedad y de las interacciones entre ellas, además de fomentar elementos para una estructura personal y profesional que valora el saber de la experiencia, los valores y las creencias de un pueblo.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Doutorado em Educação (Teses)

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