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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34460
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Title: O pensamento indisciplinado de Walter Benjamin : teoria crítica, messianismo judaico e o teatro épico nos escritos de 1930 a 1940
Authors: Santos, Wanderson Barbosa dos
metadata.dc.contributor.email: wanderson_santos@outlook.com
Orientador(es):: Klein, Stefan Fornos
Assunto:: Benjamin, Walter, 1892-1940 - crítica e interpretação
Teoria social
Teoria crítica
Arte e política
Judaísmo
Crítica social
Issue Date: 26-Apr-2019
Citation: SANTOS, Wanderson Barbosa dos. O pensamento indisciplinado de Walter Benjamin : teoria crítica, messianismo judaico e o teatro épico nos escritos de 1930 a 1940. 2018. 201 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Esta dissertação de mestrado tem por objetivo compreender sociologicamente como são apropriados e articulados os diálogos e inspirações advindas da teoria crítica da sociedade, do messianismo judaico e do teatro épico no pensamento de Walter Benjamin em sua obra tardia, investigando, para tanto, os escritos do período de 1930 a 1940. Nessa perspectiva, abordou-se a trajetória intelectual do autor para examinar seu posicionamento face aos debates intelectuais referentes ao papel da teoria social e à tentativa de criação de uma unidade entre as visões de mundo supracitadas. Para esse fim, buscou-se entender o diálogo com essas correntes de pensamento a partir das correspondências e ensaios produzidos pelo autor durante o decênio de 1930. A investigação acompanha o itinerário de contatos intelectuais de Benjamin, com um olhar especial voltado à sua relação com o Instituto de Pesquisa Social, sobretudo no que concerne a Max Horkheimer e Theodor Adorno; aos diálogos com o dramaturgo alemão Bertolt Brecht e, por fim, com o historiador da mística judaica, Gershom Scholem.
Abstract: This master thesis has as its aim to sociologically understand how the dialogues and inspirations stemming from critical theory of society, Jewish messianism and from the epic theatre are appropriated and articulated in the thinking of Walter Benjamin in his late work, investigating the writings from the 1930s and 1940s. In this perspective, we discussed the author's intellectual trajectory to examine his positioning when faced with intellectual debates concerning the role of social theory, as well as the effort to create a unity between the aforementioned world views. To this end, one aimed to understand the dialogue between these wave of thoughts, taking up the correspondence and essays produced by him during the 1930s. The investigation follows the itinerary of Benjamin's intellectual contacts, with a special view turned towards its relation with the Institute of Social Research, specially regarding Max Horkheimer and Theodor W. Adorno, as well as the dialogues with the German playwriter Bertolt Brecht and, last but not least, with the historian of Jewish mysticism, Gershom Scholem.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Appears in Collections:SOL - Mestrado em Sociologia (Dissertações)

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