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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34411
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Title: Barreiras e facilitadores da implementação do Programa Famílias Fortes no Nordeste do Brasil segundo gestores : uma análise de contexto baseada em abordagens de avaliação de processo
Authors: Abdala, Ingrid Gomes
Orientador(es):: Murta, Sheila Giardini
Assunto:: Avaliação de processo
Programa Famílias Fortes
Adolescentes - drogas - abuso
Drogas - abuso - prevenção
Issue Date: 23-Apr-2019
Citation: ABDALA, Ingrid Gomes. Barreiras e facilitadores da implementação do Programa Famílias Fortes no Nordeste do Brasil segundo gestores: uma análise de contexto baseada em abordagens de avaliação de processo. 2018. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: O uso indevido de substâncias por adolescentes representa um fenômeno preocupante em diversos países. Nas últimas décadas, tem sido desenvolvidos programas preventivos com a finalidade de abordar os problemas decorrentes do seu uso indevido a partir da redução dos fatores de risco e da promoção dos fatores de proteção. O Programa Famílias Fortes (PFF) foi desenvolvido no Reino Unido e adaptado para o Brasil como uma das estratégias para a evitação, redução ou adiamento no uso de substâncias entre jovens e para redução de outros comportamentos de risco à saúde em crianças e adolescentes por meio do fortalecimento de vínculos familiares. A implementação do PFF pode ser considerada complexa, pois exige articulação ao nível municipal, estadual e federal para sua entrega. A abordagem da avaliação de processo tem sido qualificada como adequada para avaliar programas classificados como complexos, por reconhecer os entraves para uma avaliação robusta e buscar albergar elementos tanto da implementação, como dos mecanismos de mudança quanto do contexto. Esta dissertação, composta por dois manuscritos, almeja abordar aspectos conceituais sobre a avaliação de processo de intervenções complexas em saúde e examinar como o contexto facilitou ou dificultou a pré-implementação e implementação do PFF no Nordeste do Brasil. O primeiro manuscrito apresenta uma revisão narrativa da avaliação de processo na área da saúde. Evidencia-se seu desenvolvimento histórico, principais conceitos e abordagens frequentemente utilizadas na área, como a Teoria Realística e Teoria do Processo da Normalização. Conclui-se que ambas as teorias oferecem estruturas de avaliação consistentes, que podem ser utilizadas para descrever e avaliar implementações, além de auxiliar na customização de intervenções complexas a diferentes contextos. No segundo manuscrito, foi aplicada a avaliação de processo para analisar os fatores contextuais e processuais considerados barreiras e facilitadores em cada fase de pré-implementação e implementação do PFF no Nordeste do Brasil. O estudo foi realizado, por meio de entrevistas e grupos focais, com 26 profissionais responsáveis pela gestão, supervisão e implementação do Programa. Os relatos indicam a existência de mais empecilhos para a implementação do que elementos facilitadores. A análise de contexto identificou como principais barreiras: contexto político desfavorável (19%), agentes de implementação pouco engajados ou sensibilizados (12%) e estratégias de implementação ineficazes (10%), enquanto que os elementos mais facilitadores foram: elaboração e utilização de estratégias eficazes (16%), contexto político favorável (14%) e agentes de implementação envolvidos e sensibilizados com o Programa. Os relatos indicam que a implementação exitosa do PFF exige um bom funcionamento prévio das redes intersetoriais e eficácia no gerenciamento de pessoas, na distribuição de poder e na gestão dos recursos financeiros. Esses resultados ajudam a compreender os desafios em implementar em larga escala programas de prevenção para o país. Sugere-se a construção de um manual de implementação do PFF e a comparação dos dados encontrados com estudos de avaliação de efetividade. Concluiu-se que seria essencial para o aprimoramento da qualidade da implementação a promoção de uma cultura de prevenção em territórios de alta vulnerabilidade, como no caso do Nordeste brasileiro, onde geralmente é dada prioridade à urgência.
Abstract: Undue use of substances by adolescents is a worrying phenomenon in several countries. In the last decades, preventive programs are being developed with the purpose of approaching problems arising from substance misuse by reducing risk factors and promoting protection factors. The Strengthening Families Program (SFP) was developed in the United Kingdom and adapted to Brazil as one of the strategies for avoidance, reduction or postponement of substance use among youngsters and to reduce other health risk-related behaviors in children by strengthening family ties. The implementation of SFP can be considered complex, since it requires articulation at the municipal, state and federal levels for its delivery. The process evaluation approach has been described as efficient to evaluate programs classified as complex, recognizing the obstacles to a robust evaluation and seeking to accommodate elements of both implementation and change mechanisms as well as context. This dissertation, composed of two manuscripts, aims to address conceptual aspects about the process evaluation of complex interventions in health realm and to examine how context acts as a facilitator or as a barrier to pre-implementation and implementation of SFP in Northeast Brazil. The first manuscript of this dissertation aims to present a narrative review of process evaluation in health area, its historical development, main concepts and approaches frequently used in process evaluation, such as the Realistic Theory and Nomalization Process Theory, are evidenced. It is concluded that both theories offer consistent evaluation frameworks, which can be used to describe and evaluate implementations, as well as assist in the customization of complex interventions to different contexts. At the second manuscript, process evaluation approach is applied to analyze the contextual and procedural factors considered barriers and facilitators in each phase of the pre-implementation and implementation of SFP in the Northeast region of Brazil. The study was conducted through interviews and focus groups with 26 professionals responsible for the management, supervision and implementation of the Program. Reports indicate that there are more obstacles to implementation than facilitating elements. Context analysis identified as main barriers: unfavorable political context (19%), poorly engaged implementation agents (12%) and ineffective implementation strategies (10%), while the most facilitating elements were: effective strategies (16%), favorable political context (14%) and implementation agents engaged and sensitized with the Program. Reports indicate that successful implementation of the Program requires good pre-existing intersectoral networks and effectiveness in people management, power distribution and financial resource management. These results help to understand the challenges in implementing large-scale prevention programs in Brazil. It is recommended to elaborate a SFP implementation manual and to compare data found in results-based studies. It was concluded that it would be essential for the improvement of the quality of implementation to promote a culture of prevention in territories of high vulnerability, as is the case of Northeastern Brazil, where priority is generally given to urgency.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2018.
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Appears in Collections:PCL - Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura (Dissertações)

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