Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34381
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_SimoneAlmeidaFranco.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open
Title: Mulheres que abandonam a carreira profissional : uma análise da ocorrência do fenômeno Opt-out entre brasileiras
Authors: Franco, Simone Almeida
Orientador(es):: Bandeira, Lourdes Maria
Assunto:: Mulheres - comportamento
Mulheres - emprego
Trabalho - aspectos sociais
Mulheres - Opt-out
Gênero
Maternidade - aspectos sociais
Issue Date: 17-Apr-2019
Citation: FRANCO, Simone Almeida. Mulheres que abandonam a carreira profissional: uma análise da ocorrência do fenômeno Opt-out entre brasileiras. 2018. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Esta dissertação de mestrado é um estudo de caso sobre o fenômeno chamado Opt-out, ou seja, sobre mulheres com alta qualificação que abandonam o mercado de trabalho. O objetivo central da pesquisa é entender as motivações que levam as profissionais brasileiras a essa prática, bem como mapear as possíveis consequências dessa ação para as mesmas. Para tanto, além de promover um diálogo teórico entre Sociologia do Trabalho e Estudos de Gênero, foram produzidos dados a partir de pesquisa de campo, por meio da técnica de entrevistas em profundidade. A análise está centrada na narrativa de treze brasileiras de elevadas formação e qualificação profissional que desempenhavam atividades profissionais nas áreas jurídica, da saúde, da educação e das ciências exatas. Dentre os principais achados, destaca-se que impacto da conjugalidade no processo de tomada de decisão. A maioria das entrevistadas afirmou ter como motivação central para saída do mercado de trabalho a viabilização ou a manutenção do relacionamento marital, ainda que tivessem nível educacional maior ou igual ao dos respectivos cônjuges e, em alguns casos, atuassem no mesmo campo profissional e recebessem salários equiparados. A maternidade foi mencionada como causa principal por apenas 38% das entrevistadas. Foi identificada uma importante correlação com o modelo da família de origem. As entrevistadas, majoritariamente, tinham mães dona-de-casa e pais provedores. Dentre as consequências apontadas, ressaltam-se impactos emocionais, a dependência financeira e o isolamento social. Como resultados positivos, a maioria apontou a possibilidade de dedicar-se exclusivamente à maternidade. Em linhas gerais, o estudo evidenciou que mulheres profissionais abrem mão de suas aspirações de carreira em benefício dos homens e da família.
Abstract: This research paper is a case study approaching the so-called "Opt-out" phenomenon that causes women who have had access to high levels of education to leave the job market. The main objective of the research is to understand the factors which lead Brazilian female professionals to adhere to these practices, as well as to provide an outline of the results derived from such phenomenon concerning their lives as a whole. To achieve that aim, a total of 13 in-depth interviews were conducted with women from four states throughout Brazil who have worked in the fields of legal sciences, health, education and engineering. Amongst the most significant outcomes of the present inquiry, it is relevant to highlight the impact of women's conjugal status on their decision-making process.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:SOL - Mestrado em Sociologia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34381/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.