Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34348
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_ImportanciaPequenasPropriedades.pdf380,98 kBAdobe PDFView/Open
Title: A importância das pequenas propriedades agrícolas no modelo de desenvolvimento rural alternativo : o caso do leite a pasto da COOPERVAP
Authors: Nogueira, Laura Karoliny da Silva
Britto, Maria Júlia Pantoja
Reis, Tatiana Monteiro
Balestro, Moisés Villamil
Assunto:: Autonomia
Desenvolvimento rural
Leite - produção
Issue Date: 2018
Publisher: Asociación Latinoamericana de Sociología Rural
Citation: NOGUEIRA, Laura Karoliny et al. A importância das pequenas propriedades agrícolas no modelo de desenvolvimento rural alternativo: o caso do leite a pasto da COOPERVAP. In: CONGRESO ALASRU, 10., 2018, Montevideo.
Abstract: Esta pesquisa aborda novos conceitos, práticas e tendências que ocupam papel central no debate sobre desenvolvimento rural. O estudo em tela foi realizado em uma cooperativa localizada em Paracatu (MG) que buscou viabilizar a produção de leite dos seus pequenos produtores utilizando métodos alternativos àqueles adotados pela produção convencional. Assim, a experiência da Cooperativa aqui estudada privilegiou o processo de busca por autonomia do agricultor, evidenciado em várias partes do mundo, em detrimento das ordens dos mercados capitalistas e globalizados. Para tanto, foram integradas abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa. Mais especificamente, foram conduzidas entrevistas em profundidade com representantes da organização estudada, bem como desenvolvidos e aplicados questionários à uma amostra de 25 produtores. Os resultados obtidos indicaram que o Projeto Leite Pasto possibilitou aos produtores outras práticas sobre a gestão da produção e a preservação ambiental. Os resultados dessa investigação mostram também que um sistema de produção alinhado com elementos do modelo de desenvolvimento rural alternativo foram consistentes com a inclusão de pequenos produtores de leite inviáveis no sistema de produção convencional. Por fim, foi possível constatar uma maior autonomia, mais renda e bem-estar, com maior saúde do trabalhador e do animal.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Maria Júlia Pantoja Britto, em 08 de abril de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra.
Appears in Collections:FAV - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34348/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.