Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34321
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_BrenoGustavoSoaresdaCosta.pdf5,45 MBAdobe PDFView/Open
Title: Uma proposta de migração de sistemas legados do governo para a nuvem
Authors: Costa, Breno Gustavo Soares da
Orientador(es):: Barreto, Priscila América Solis Mendez
Assunto:: Computação em nuvem
Migração (Ciência da Computação)
Percepção de risco
Issue Date: 3-Apr-2019
Citation: COSTA, Breno Gustavo Soares da. Uma proposta de migração de sistemas legados do governo para a nuvem. 2018. [110] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Com a utilização da Computação em Nuvem para provisionamento de serviços de Tecnologia da Informação, as organizações podem migrar sistemas legados para o novo ambiente e usufruir dos benefícios deste modelo. Há na literatura diversas propostas de modelagem dos elementos críticos a serem considerados na migração, validados por estudos de caso específicos. Há também alguns modelos de referência, definidos a partir das modelagens citadas e criados com o intuito de consolidar a literatura e ampliar suas aplicações. Este trabalho de pesquisa seleciona um modelo de referência de migração de sistemas legados para a nuvem e propõe um método para calcular um indicador de percepção de risco no processo de migração. Este indicador tem como objetivo definir a ordem de migração de um conjunto de sistemas de uma organização específica, no caso deste trabalho, uma organização da Administração Pública Federal brasileira. Prova de conceito no domínio do governo mostrou a aplicabilidade do método e um estudo de caso foi implementado com três sistemas legados do governo. Com o objetivo de validar o método proposto, foi realizada uma pesquisa de opinião, com uma amostra de 193 profissionais de tecnologia da informação do governo, para analisar o valor percebido da proposta. Os resultados obtidos mostraram que há percepção de valor para a proposta e permitiram ajustar os parâmetros do cálculo do indicador para que refletissem os achados da pesquisa. Ao aplicar os ajustes ao estudo de caso, entretanto, não houve alteração significativa no valor do indicador calculado, o que pode apontar um acerto nos parâmetros da proposta desde a concepção. Os achados deste trabalho apontam que um indicador de percepção de risco pode agregar valor real a um processo de migração de sistemas legados para Nuvem no âmbito da Administração Pública Federal brasileira.
Abstract: With the utilization of Cloud Computing, organizations can migrate legacy systems to the cloud in order to reach cloud related benefits and to preserve the investments made on the legacies. There are in the literature several proposals to modeling the critical elements of migration, validated by specific case studies. There are also some reference models, which where defined on top of these proposals with the intention of literature consolidation, trying to expand their applicability. This research selected a reference model for migrating legacy systems to the cloud and proposed a method to calculate a risk perception indicator to the migration process. This indicator can be used to define a rank of migration from a legacy systems set of a specific organization. In the case of this work, a Brazilian Federal Public Administration organization. A proof of concept in government domain has shown the method’s applicability and a case study has been implemented with three government legacy systems. In order to validate the proposed method, a survey was conducted with a sample of 193 government information technology professionals to analyze the perceived value of the proposal. The results pointed out that this research’s proposal is perceived as important and the parameters of indicator’s calculation were adjusted to reflect them. When applying the adjustments to the case study, however, there was no significant change in the value of the calculated indicator, which may indicate a correctness in the parameters of the proposal from conception. The findings of this study indicate that a risk perception indicator can add real value to a legacy systems migration process to the Cloud, within the scope of the Brazilian Federal Public Administration.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34321/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.