Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34231
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_JeffersonChavesGomes.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open
Title: Modelo multi-estratégico de tolerância a falhas para ambiente de nuvem federada
Authors: Gomes, Jefferson Chaves
Orientador(es):: Araújo, Aletéia Patrícia Favacho de
Assunto:: Nuvens computacionais
Nuvens federadas
Detecção de falhas
Workflows
Issue Date: 28-Mar-2019
Citation: GOMES, Jefferson Chaves. Modelo multi-estratégico de tolerância a falhas para ambiente de nuvem federada. 2018. xii, 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: A computação em nuvem é tipicamente caracterizada por hospedar sistemas de larga escala, que apresentam comportamento dinâmico e escalável devido à sua grande oscilação de carga de trabalho. Porém, a influência dessas características afetam diretamente a dependabilidade e a segurança de sistemas implantados em ambientes de nuvem. Atualmente, com o objetivo de obter maior poder computacional ou maior capacidade de armazenamento, muitos usuários estão migrando do modelo de nuvem única para o modelo de nuvem federada, pois neste modelo há a combinação de mais de um provedor de nuvem, o que possibilita a utilização diversificada para a infraestrutura, para a arquitetura ou para a localização geográfica. Em geral, o modelo de federação de nuvens é utilizado para estender ou potencializar a capacidade de sistemas em nuvem computacional. Todavia, o fornecimento de serviço confiável dentro de uma federação de nuvens, que depende da orquestração de várias nuvens para fornecer os serviços, continua a ser um problema não resolvido. Diante deste contexto, a proposta deste trabalho é desenvolver um modelo de tolerância a falhas para plataformas de nuvens federadas, que possibilite a detecção e a recuperação proativa e reativa de falhas de forma parametrizável. A parametrização proposta visa flexibilizar o nível desejado de tolerância a falhas para os usuários finais, possibilitando que os usuários otimizem os custos necessários para tal, de acordo com as necessidades de seus modelos de negócio. Como análise experimental, foi utilizada a plataforma de federação de nuvem BioNimbuZ, e os resultados mostram que com o modelo de tolerância a falhas proposto, foi possível garantir para a plataforma BioNimbuZ, o mínimo de 95,23% de disponibilidade e 95,64% de confiabilidade, mesmo com a injeção periódica de falhas a cada 5 minutos.
Abstract: Cloud computing is typically characterized by hosting large-scale systems which exhibit dynamic and scalable behavior due to large variation in their workload. These characteristics directly affect the dependability and security of systems deployed in cloud environments. Currently, in order to obtain greater computing power or storage capacity, many users are migrating from the single cloud model to the federated cloud model because, in the latter, there is a combination of more than one cloud provider which increases robustness allowing diversified use for infrastructure, architecture, or geographic location. In general, the cloud federation model is used to extend or enhance the capacity of cloud computing systems. However, providing a dependable service within a cloud federation, which depends on orchestrating multiple clouds to provide services, remains an unresolved issue. In this context, the purpose of this research is to implement a fault-tolerant model for federated cloud platforms which enables proactive and reactive fault detection and recovery in a parameterizable manner. The proposed parameterization aims to make the especification of desired level of fault tolerance easier for end users, allowing them to optimize the costs required to tolerate faults in their business model. As a experimental analysis, the BioNimbuZ cloud federation platform was used, and the results show that with the proposed fault tolerance model, was possible to guarantee for the BioNimbuZ platform a minimum of 95.23% to availability and 95.64% to reliability, even with a periodic injection of faults at every 5 minutes.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:CIC - Mestrado em Informática (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34231/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.