Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34197
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_MárciodeOliveiraSilva.pdf11,76 MBAdobe PDFView/Open
Title: O “jeito Donato” de tocar piano : a influência afro-cubana no estilo de João de Donato
Authors: Silva, Márcio de Oliveira
Orientador(es):: Mendes, Sérgio Nogueira
Assunto:: Donato, João, 1934-
Musicologia
Música popular
Música afro-cubana
Piano popular
Issue Date: 14-Mar-2019
Citation: SILVA, Márcio de Oliveira. O “jeito Donato” de tocar piano: a influência afro-cubana no estilo de João de Donato. 2018. 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo investigar aspectos da música e performance do pianista e compositor João Donato com enfoque em sua fase afro-cubana. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico, que inclui entrevistas com o próprio artista e com músicos que interpretam sua obra trazendo aspectos gerais da vida musical de João Donato assinalando as fases pelas quais pode-se evidenciar o seu estilo pessoal. Para alcançar esse objetivo será realizado um estudo analítico sobre os elementos musicais como células melódicas, harmonias e organização rítmica na performance de João Donato ao piano em algumas músicas representativas do período afro-cubano de sua carreira como “Amazonas” e “Até Quem Sabe”. O estudo de sua performance visa evidenciar um “jeito Donato” de tocar, apontando as diversas características que dão identidade à sua música e a faz destacar-se dentro do universo da música popular brasileira, e mais especificamente no piano popular. Além disso, a sua construção composicional se dá de maneira muito característica, vinculada à sua maneira de tocar piano ou arranjar. Esse estudo demonstra as distintas influências musicais contidas no trabalho do artista no que diz respeito à manipulação e síntese dos conteúdos apresentados na estrutura musical e na proximidade delas com elementos da bossa nova, do jazz, do samba e principalmente da música afro-cubana, que culminaram no seu peculiar estilo musical.
Abstract: This research aims to investigate aspects of the music and performance of pianist and composer Joao Donato focusing on his Afro-Cuban period. For this, a bibliographical survey was made, which includes interviews with the artist himself and with musicians who interpret his work bringing general aspects of the musical life of Joao Donato, marking the periods by which his personal style can be evidenced. In order to reach this goal, an analytical study will be carried out on the musical elements such as melodic cells, harmonies and rhythmic organization in Joao Donato's performance on piano in some songs representing the Afro-Cuban period of his career as "Amazonas" and "Até Quem Sabe". The study of his performance aims to highlight a "Donato way" of playing, pointing out the various characteristics that give identity to his music and makes it stand out within the universe of Brazilian popular music, and more specifically in the popular piano. In addition, its compositional construction takes place in a very characteristic way, linked to its way of playing the piano or arranging. This study demonstrates the different musical influences contained in the artist's work regarding the manipulation and synthesis of the contents presented in the musical structure and in their proximity with elements of bossa nova, jazz, samba and especially Afro-Cuban music, which culminated in his peculiar musical style.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34197/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.