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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34196
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Title: Comportamentos indisciplinados na sala de aula : um estudo na perspectiva da subjetividade
Authors: Lima, Maria do Socorro Martins
Orientador(es):: Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Assunto:: Teoria da subjetividade
Subjetividade
Violência escolar
Ambiente de sala de aula
Estudantes - comportamento indisciplinado
Interação professor-aluno
Representações sociais
Relações interpessoais
Issue Date: 14-Mar-2019
Citation: LIMA, Maria do Socorro Martins. Comportamentos indisciplinados na sala de aula: um estudo na perspectiva da subjetividade. 2018. 191 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: O objetivo geral do estudo deu concretude a inquietações presentes nas escolas em que atuei, em relação ao comportamento indisciplinado dos alunos e consistiu em investigar a configuração subjetiva de alunos, que se envolveram em situações de indisciplina no contexto da sala de aula, na perspectiva de compreender suas diferentes manifestações. As informações construídas durante o processo investigativo contribuíram para uma compreensão do problema da indisciplina, a partir da Teoria da Subjetividade em uma abordagem cultural-histórica. Procuramos avançar com vistas a identificar nas relações sociais as circunstâncias em que ocorrem as diferentes expressões de sentidos subjetivos dos estudantes, de forma a elucidar como ele se envolve em situações que fogem ao cumprimento de regras e como ele se percebe no contexto de suas ações transgressoras. Essas compreensões de manifestações subjetivas foram estudadas a partir de sua trajetória de vida e de escolarização. A investigação se desenvolveu com base na Epistemologia Qualitativa, de González Rey e a partir da utilização do método construtivo-interpretativo. Observamos, no cenário da sala de aula e em outros espaços da escola, situações que possibilitaram construir as informações relacionadas aos objetivos do estudo, nos apoiando em dois estudos de caso. Alguns instrumentos foram previamente selecionados, mas outros foram desenvolvidos à medida que a investigação avançava de modo a permitir a aproximação das produções subjetivas dos participantes. Assim, utilizamos a análise documental, a observação do cotidiano escolar e da sala de aula, a dinâmica conversacional, a entrevista como processo, o complemento de frases, a produção escrita e o caderno de sentimentos, que se revelaram pertinentes para a produção teórica almejada. A construção interpretativa foi apresentada a partir de dois eixos temáticos: 1) A escola e seu cotidiano e 2) As dimensões subjetivas das ações indisciplinadas de cada participante. As conclusões evidenciam que a configuração subjetiva da indisciplina em cada participante aparece de modo singular, sustentando a tese de que a indisciplina na escola se situa como uma produção de sentidos subjetivos que alicerçam configurações subjetivas de estudantes no momento dos embates travados nas relações sociais, nos diferentes espaços em que se desenvolvem os processos de aprendizagem. Assim, as configurações subjetivas dos estudantes constituem suas ações, e aquelas consideradas indisciplinadas são tecidas pelos sentidos subjetivos produzidos em suas experiências nas quais confluem a subjetividade individual e subjetividade social, perfazendo trajetórias singulares difíceis de serem explicadas de forma linear, dada a complexidade de sua constituição. O avanço deste trabalho consiste em que ele ofereceu construções teóricas que permitiram compreender as manifestações subjetivas dos estudantes em sua trajetória de vida, de escolarização no cotidiano da sala de aula, enquanto em outros o foco estava prioritariamente nos comportamentos em si.
Abstract: The general objective of the study gave concreteness form to the concerns in the schools in which I acted in relation to the undisciplined behavior of the students and consisted of investigating the subjective configuration of students who were involved in situations of conflict and indiscipline in the context of the classroom, in the perspective of understanding the origin of its different manifestations. The information constructed during the investigative process contributed to an understanding of the problem, from the Theory of Subjectivity in a cultural-historical approach. We seek to advance with a view to identifying in social relations the circumstances in which the different expressions of subjectives senses of the students occur, in order to elucidate how it is involved in situations that evade compliance with rules and how it is perceived by himself in the context of its transgressive actions. These understandings of subjective manifestations were studied from their life trajectory and schooling. The research developed based on the Qualitative Epistemology, by González Rey and from the use of the constructive-interpretative method. We observed, in the classroom setting and in other spaces of the school, situations that made it possible to construct the information related to the objectives of the study, and we were supported by two case studies, too. Some instruments were previously selected, but others were developed as the research were progressed in order to allow the nearness subjective productions of participants. Thus we used documentary analysis, the observation of everyday school and classroom, the conversational dynamics, the interview as a process, the complement of sentences, written production and the notebook of feelings, which proved to be pertinent to the desired theoretical production. The interpretative construction was presented from two thematic axes: 1) The school and its daily life; 2) The subjective dimensions of the undisciplined actions of each participant. The conclusions evidence that the subjective configuration of indiscipline in each participant appears in a unique way, confirming the thesis that the indiscipline in the school is situated itself as a production of subjective senses that underpin subjective configurations of students at the moment of the social relations clashes, in the different spaces in which it is developed the learning processes. Thus the subjective configurations of studentsconstitute their actions, and those considered undisciplinedare woven by the subjective senses produced in their experiences in which individual subjectivity and social subjectivity converge,making singular trajectories difficult to be explained in a linear way, given the complexity of its constitution.The advance of this investigation consists in that it offered theoretical constructions that allowed to understand the subjective manifestations of the students in their life trajectory, of schooling in the daily classroom life, while in others the focus was primarily on the behaviors themselves.
Resumen: L'objectif général de l'étude a concrétisé les préoccupations présent dans les écoles où j'ai agi par rapport au comportement indiscipliné des élèves et il s'est consisté à enquêter la configuration subjective des élèves qui ont devenu impliqués dans des situations d'indiscipline dans le contexte de la classe, dans la perspective de comprendre l'origine des différentes manifestations. L'information construite au cours du processus d'investigation a contribué à la compréhension du problème, à partir de la Théorie de la Subjectivité dans une approche historico-culturelle. Nous cherchons à avancer en vue d'identifier dans les relations sociales les circonstances dans lesquelles les différentes expressions des significations subjectives des élèves, afin d'expliquer comment il est impliqué dans des situations qui échappent au respect des règles et comment l'élève s'est perçu dans ses actions transgressives. Ces compréhensions des manifestations subjectives ont été étudiées à partir de leur trajectoire de vie et de leur scolarité. La recherche développée sur la base de l'épistémologie qualitative, par González Rey et de l'utilisation de la méthode constructive-interprétative. Nous avons observé, en classe et dans d'autres espaces de l'école, des situations qui ont permis de construire l'information liée aux objectifs de l'étude, et nous nous appuyons également sur deux études de cas. Certains instruments ont auparavant été sélectionnés, mais d'autres ont été développés au fur et à mesure de la recherche afin de permettre l'approximation des productions subjectives des participants. Ainsi, nous avons utilisé l'analyse documentaire, l'observation de le quotidien de l'école et de la classe, la dynamique conversationnelle, l'entrevue comme processus, le complément des phrases, la production écrite et le cahier des sentiments, et se sont révélés efficiante pour la production théorique recherchée. La construction interprétative a été présentée à partir de deux axes thématiques: 1) L'école et sa vie quotidienne; 2) Les dimensions subjectives des actions indisciplinées de chaque participant. Les conclusions montrent que la configuration subjective de l'indiscipline chez chaque participant apparaît de manière singulière, confirmant la thèse selon laquelle l'indiscipline dans l'école se situe comme une production de sens subjectifs qui sous-tendent les configurations subjectives des élèves au moment des conflits dans les relations sociales dans les différents espaces dans lesquels les processus d'apprentissage sont développés. Ainsi les configurations subjectives des élèves constituent leurs actions, et celles considérées comme indisciplinées sont tissées par les sens subjectifs produits dans leurs expériences dans lequel convergent la subjectivité individuelle et la subjectivité sociale, rendant difficile l'explication linéaire des trajectoires singulières, compte tenu de la complexité de leur la constitution. L'avancée de ce travail consiste en ce qu'il a offert des constructions théoriques qui ont permis de comprendre les manifestations subjectives des étudiants dans leur trajectoire de vie, de scolarisation quotidienne dans la classe, alors que dans d'autres, les comportements eux-mêmes.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Doutorado em Educação (Teses)

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