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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34126
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Title: Teoria da composição musical virtuosa : uma teoria fundamentada nos dados
Authors: Santos, Edgard Felipe Alves dos
Orientador(es):: Pereira, Flávio Santos
Assunto:: Composição (Música)
Teoria musical
Música - instrução e estudo
Criatividade - música
Issue Date: 11-Mar-2019
Citation: SANTOS, Edgard Felipe Alves dos. Teoria da composição musical virtuosa: uma teoria fundamentada nos dados. 2018. 258 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é propor uma teoria (a qual denomino Teoria da Composição Musical Virtuosa) sobre música, criatividade e valoração aplicada à perspectiva disciplinar da Composição Musical para ser utilizada em situações de ensino-aprendizagem e situações práticas a partir de dados obtidos de minha história de vida e de situações de ensino-aprendizagem na disciplina de Composição Musical a nível de graduação na Universidade de Brasília. A obtenção e a análise dos dados foram enviesadas pela minha visão de mundo (construtivista social e advocatícia participativa) e pelas perspectivas ou comunidades teórico-interpretativas às quais me alio (pós-modernismo e teoria crítica) e foram engendradas pelos métodos da autoetnografia e da teoria fundamentada nos dados (grounded theory). A teoria foi aplicada, refinada, saturada e validada nas situações de ensino-aprendizagem, apresentando um resultado positivo em relação ao estímulo da criatividade musical dos participantes.
Abstract: The purpose of this research is to propose a theory (which I call Theory of Virtuous Musical Composition) about music, creativity and value applied to the disciplinary perspective of Musical Composition to be used in teaching-learning situations and practical situations based on data obtained from my life history and teaching-learning situations in Music Composition at undergraduate level at the University of Brasília. Data acquisition and analysis were biased by my worldview (social constructivist and participatory advocacy) and by the perspectives or theoretical-interpretative communities to which I allied (postmodernism and critical theory) and were engendered by the methods of autoethnography and grounded theory. The theory was applied, refined, saturated and validated in teaching-learning situations, presenting a positive result in relation to the stimulus of the participants' musical creativity.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

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