Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34104
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RaquelSilveiraChaves.pdf7,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Design autoral na capital do Brasil : o mobiliário contemporâneo e a relação com a cidade
Autor(es): Chaves, Raquel Silveira
Orientador(es): Maass, Marisa Cobbe
Assunto: Design
Mobiliário - design
Design - criatividade
Design de produto
Data de publicação: 6-Mar-2019
Referência: CHAVES, Raquel Silveira. Design autoral na capital do Brasil: o mobiliário contemporâneo e a relação com a cidade. 2018. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta é uma pesquisa sobre o design autoral produzido na capital do Brasil, com enfoque no mobiliário como forma de expressão cultural. TrataJse de uma análise crítica do processo de apropriação estética de aspectos visuais presentes na arquitetura dos edifícios emblemáticos de Brasília, como uma linguagem no design de produtos. UtilizaJse como pano de fundo para este estudo a construção de Brasília com referências da arquitetura moderna, além das transformações ocorridas no contexto atual da economia criativa, demonstrando assim um novo ciclo para o design brasiliense, fortemente conectado com a memória e a cidade. As bases históricas por trás deste fenômeno são destacadas como um todo, a fim de compreender como ocorre o surgimento de uma cultura de design atrelada a uma possível identidade local, por meio da configuração e circulação da mobília produzida na cidade. Um panorama da produção material contemporânea é apresentado e a partir deste cenário, observamJse suas peculiaridades.
Abstract: This is a research about author’s design produced in the capital of Brazil, focusing on furniture as a form of cultural expression. It is a critical analysis of the aesthetic appropriation process of visual aspects present in the architecture of emblematic buildings in Brasilia as a language for product design. The construction of Brasília with its modern architecture references and the transformations that took place in the current context of the creative economy are used as a background for this study, thus demonstrating a new cycle for the Brazilian design, strongly connected with memory and the city. The historical bases behind this phenomenon are highlighted as a whole, in order to understand how the emergence of a design culture linked to a possible local identity occurs through the configuration and circulation of the furniture produced in the city. A panorama of the contemporary material production is presented and from this scenario, its peculiarities are observed.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:DIN - Mestrado em Design (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.