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Título: Entre palmeiras : produção e transmissão de conhecimentos entre as gerações Apinaje, Tocantins
Autor(es): Lima, Vanusa da Silva
Orientador(es): Nasuti, Stéphanie
Assunto: Conhecimento tradicional
Conhecimento - compartilhamento
Transmissão do conhecimento
Data de publicação: 18-Fev-2019
Referência: LIMA, Vanusa da Silva. Entre palmeiras: produção e transmissão de conhecimentos entre as gerações Apinaje, Tocantins. 2018. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo central identificar e analisar os modos de produção e transmissão intergeracional de conhecimento tradicional associado aos diversos usos das palmeiras entre os Apinaje, elencando espontaneamente saberes e fazeres, parte deles armazenados na memória dos velhos guardiões da tradição. Os modos de produzir e transmitir esses conhecimentos para as novas gerações podem ser vislumbrados em momentos cotidianos, no trançar de uma esteira, levante de uma morada ou nos momentos ritualísticos, arrematados por um processo pedagógico próprio, a “Pedagogia Apinaje”. Este processo pedagógico se desdobra em novos meios de produzir e transmitir conhecimentos (oficinas, palestras, expedições de monitoramento) em moldes que despertem o interesse dos jovens, sem destoar do jeito de ser panhῖ. Os dados desta pesquisa foram obtidos em uma metodologia da vivência, da observação, ao longo de cinco anos, como assessora técnica de campo, e em momentos específicos para a pesquisa.
Abstract: This study aims at analyzing how traditional knowledge associated with the various uses of palm trees is produced and transmitted between different generations of Apinaje people, Tocantins. It is based on a spontaneous list of knowledges and practices, part of them stored in the memory of the old guardians of tradition. The ways of producing and transmitting this knowledge to the new generations can be glimpsed in everyday activities: in the braiding of a straw mat, the building of a new house or in ritualistic moments, all involved in a pedagogical process of its own, which we call “Apinaje pedagogy”. More recently, this pedagogical process unfolds in new ways of producing and transmitting knowledge (workshops, lectures, monitoring expeditions) in ways that arouse the interest of young people without disrupting the way of being panhῖ. Fieldwork was conducted for five years, as technical advisor and in specific moments for the research.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:CDS - Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (Dissertações)

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