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Título: Geografia escolar e as representações sociais de estudantes do ensino fundamental sobre o Sol Nascente - DF
Autor(es): Martins, Tatiana Moura
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: Representações sociais
Geografia - estudo e ensino
Teoria das representações sociais
Ceilândia (DF)
Data de publicação: 14-Fev-2019
Referência: MARTINS, Tatiana Moura. Geografia escolar e as representações sociais de estudantes do ensino fundamental sobre o Sol Nascente – DF. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa intitulada “Geografia escolar e as representações sociais de estudantes do ensino fundamental sobre o Sol Nascente – DF” objetivou compreender as representações sociais (RS) dos estudantes sobre o lugar onde vivem. Para compreensão do tema, buscou-se aporte teórico na Teoria das Representações Sociais, na Geografia escolar e no conceito de lugar. Realizou-se uma pesquisa de base qualitativa em uma escola pública de Ceilândia, com estudantes do ensino fundamental moradores do Setor Habitacional Sol Nascente, de idade de entre 13 e 17 anos. As técnicas utilizadas para identificação e análise das representações sociais foram: Técnica de Associação Livre de Palavras; entrevista semiestruturada; e fotografias apreendidas pelos estudantes. A análise de dados se deu por meio de quadros de Plano das Representações Sociais e também a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as RS do Sol Nascente são fundamentadas por um processo em que os estudantes ancoram seus conhecimentos a partir das relações sociais construídas em seus grupos sociais, composto por familiares e amigos. As RS do Sol Nascente também surgem em um espaço de contradições (positivas e negativas). Dentre as positivas, acentuam-se aspectos de identidade com o lugar, e, principalmente, das relações sociais estabelecidas na comunidade. Por outro lado, as negativas, estão ligadas a aspectos econômicos, de estrutura física e social. Quanto à relação ensino aprendizagem por meio do lugar, os estudantes não evidenciaram uma relação direta, mas apontaram que é importante estudar o Sol Nascente. Assim, destacamos que as RS dos estudantes podem contribuir para aprendizagens significativas no ensino da Geografia, pois esta disciplina trabalha o conceito de lugar em seu conteúdo programático. Entretanto, na prática, observa-se um distanciamento de tal conceito em relação à realidade do lugar do estudante, que é rica em histórias, representações e imagens que, muitas vezes, são ignoradas no processo de ensino-aprendizagem desta ciência e pela própria escola.
Abstract: This study entitled "School geography and the social representations of the middle school students about the Sol Nascente - DF" aimed to understand the social representations (RS) of students about where they live. To understand the theme, the theoretical contribution was sought in the Theory of Social Representations, in the School Geography and in the Concept of place. A qualitative research was carried out in a public school of Ceilândia city, with middle school students that live in the Sol Nascente Housing Sector and are aged between 13 and 17 years. The techniques used to identify and analyze the social representations were: Test of Free Association of Words technique; semi-structured interview; and photographs seized by the students. The data analysis was carried out using tables about the Social Representations Plan and also content analysis. The results showed that the RS of the Sol Nascente are based on a process in which students develop their knowledge from social relations built up in their social groups, composed of family and friends. The RSs of the Sol Nascente also appears in a space of contradictions, and could be positive and negative. It’s worth mentioning that the relation between the aspects of identity with the place, especially the established social relations in the community, is among the positive ones. On the other hand, the negative ones are related to economic aspects, of physical and social structure. About the relation between teaching and learning through the place, the students didn’t show a direct relation, but they indicated that it is important to study the Sol Nascente. Thus, we can highlight that the RS of the students can contribute to a meaningful learning in Geography teaching, because this subject works with the concept of place in its content. However, in practice, there is a distance from that concept in relation to the reality of the student's place, which is rich in stories, representations and pictures that are often ignored in the teaching-learning process of this science and also by the school.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
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