Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34035
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RitaLucienedaSilvaMilanez.pdf921,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A implantação da gestão por competência no âmbito do IFB
Autor(es): Milanez, Rita Luciene da Silva
Orientador(es): Del Grossi, Mauro Eduardo
Assunto: Treinamento e desenvolvimento (T&D)
Gestão por competências
Gestão de pessoas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Servidores públicos federais
Data de publicação: 14-Fev-2019
Referência: MILANEZ, Rita Luciene da Silva. A implantação da gestão por competência no âmbito do IFB. 2018. 106 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo do estudo em questão é a implantação da gestão por competências no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, à luz do Decreto no 5.707/2006 e da experiência de instituições que a implantaram com êxito. O formato desta dissertação é o multipaper, ou seja, é estruturada com base em um conjunto de artigos que, juntos, constituem o referencial teórico, que se somam ao capítulo introdutório e a um capítulo com as conclusões, com base no alinhamento entre os estudos. O primeiro estudo abordou as políticas públicas de gestão de pessoas voltadas aos servidores públicos federais – treinamento & desenvolvimento e capacitação, avaliação de desempenho e gestão por competências – e analisou a forma adotada para levantamento de necessidades de treinamento e capacitação nos institutos federais de educação, avaliando o resultado de um eficaz treinamento no desempenho do servidor. Os resultados apontam que a forma de levantamento mais adotada é por meio de cursos preestabelecidos em pacotes, pois são levadas em conta metas mais genéricas e amplas. Conclui-se também que a avaliação de desempenho nem sempre está conjugada com o treinamento/desenvolvimento ou com a gestão por competência. O segundo artigo abordou indicadores para o mapeamento de necessidade de treinamento/capacitação no âmbito do Instituto Federal de Brasília, sendo o desempenho individual analisado para servir de suporte ao direcionamento de quais competências devem ser desenvolvidas no servidor, a fim de possibilitar o atingimento das metas institucionais. Ao final da pesquisa é sugerida uma metodologia de implantação da gestão por competências no âmbito do IFB.
Abstract: The objective of the study in question is the implementation of competency management within the framework of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasilia, in light of Decree 5.707 / 2006 and the experience of institutions that have successfully implemented it. The format of this dissertation is the multipaper, that is, it is structured from a set of articles that together constitute the theoretical reference, which are added to the introductory chapter that contains the structure of the dissertation, the description of the two studies (articles), the research problem, objectives and justification. At the end, a chapter is constructed with the conclusions from the alignment between all the studies. The first study addressed the public policies of people management for federal civil servants - training & development and training, performance evaluation and management by competencies - and analyzed the form adopted to survey training and capacity building needs in federal institutes of education, evaluating the result of effective training on server performance. The second article addressed indicators for the mapping of the need for training / training within the scope of the Federal Institute of Brasília, with the individual performance being analyzed to serve as a guide in which competencies should be developed on the server in order to achieve the goals institutions. At the end of the research it is suggested a methodology of implementation of the management by competences within the IFB.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FUP - Mestrado Profissional em Gestão Pública

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.