Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34029
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarlosAntonioPereiradeCarvalho.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Espacializando as conversas na Cidade da Bahia do século XVI : redes de informação e mobilidade geográfica de escravizados
Autor(es): Carvalho, Carlos Antonio Pereira de
Orientador(es): Gil, Tiago Luís
Assunto: Mobilidade geográfica
Escravos
Informações geográficas
Data de publicação: 14-Fev-2019
Referência: CARVALHO, Carlos Antonio Pereira de. Espacializando as conversas na Cidade da Bahia do século XVI: redes de informação e mobilidade geográfica de escravizados. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo desta pesquisa se concentrou em analisar a mobilidade geográfica de escravizados a partir do livro de denúncias referente à visitação feita pelo Santo Ofício na Cidade da Bahia no ano de 1591. Auxiliado pelo Sistema de Informações Geográficas – SIG, pôde-se realizar uma releitura do recôncavo baiano, sobretudo em suas perspectivas geográficas e sociais para o período em questão, em que mobilidade destes escravizados e também de outros agentes, evidencia indícios da existência de pequenas redes que conecta estes personagens tanto isoladamente – identificados a partir de grupos – assim como um todo.
Abstract: The goal of this research is to analyze the geographic mobility of enslaved by the reports generated at the Holy Office visitation in the Cidade of Bahia in the year of 1591. By using Geographical Information Systems – GIS, it is possible to conceive a reinterpretation of the recôncavo baiano, especially in social geographical perspectives for that period. Thus, it is possible to infer evidences of small networks that connect these agents, based on the mobility of the enslaved and of other figures, in an isolated matter - intendified in groups – and in a whole.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:HIS - Mestrado em História (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.