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Título: Licenciatura em Educação do Campo : ressignificando a relação entre a pós-graduação e a graduação na práxis da docência
Autor(es): Teixeira, Sérgio Luiz
Orientador(es): Molina, Mônica Castagna
Assunto: Educação do campo
Educadores - formação
Formação de educadores
Universidade de Brasília
Data de publicação: 13-Fev-2019
Referência: TEIXEIRA, Sérgio Luiz. Licenciatura em Educação do Campo: ressignificando a relação entre a pós-graduação e a graduação na práxis da docência. 2018. 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar as estratégias desenvolvidas pela Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Universidade de Brasília no processo formativo de educadores, em colaboração com os pósgraduandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo. A metodologia da pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, foi baseada no Materialismo Histórico Dialético, tendo como alicerces as categorias "totalidade", "contradição" e "mediação". Para a geração dos dados, o pesquisador utilizou a pesquisa participante, empregando os seguintes instrumentos: observação participante, diário de bordo, rodas de conversa, checagem da lista de matrículas do curso, análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da LEdoC e dos planos de ensino dos componentes curriculares. Foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a) checagem da quantidade de educandos nas turmas vigentes do curso; c) acompanhamento e registro das reuniões de planejamento e as atividades executadas pelos pós-graduandos no decorrer da inserção docente na LEdoC; d) realização de entrevistas com os graduandos e mestrandos que participaram dos momentos formativos; e) realização de rodas de conversas com os doutorandos que participaram da inserção. Ocorreram seis encontros formativos (quatro inserções estágio docência, um seminário Tempo Comunidade e um seminário sobre os 10 anos da LEdoC), que aconteceram no biênio 2016-2017. A conclusão da pesquisa evidencia que o curso da LEdoC conta com a presença significativa de dois tipos de educandos, os Kalungas e as mulheres. Dos princípios constitutivos do Projeto Político Pedagógico do curso, a Pedagogia da Alternância, a organicidade, o trabalho coletivo e a interdisciplinaridade são mais presentes. O tempo curto da inserção para o aprofundamento teórico-prático dos conceitos curriculares propostos e a dificuldade de os educandos produzirem textos acadêmicos como instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem são os principais limites da experiência formativa. As estratégias formativas das inserções dos pós-graduandos nas turmas da LEdoC, com ênfase no trabalho coletivo, contribuíram com o processo formativo dos educadores. Os graduandos demonstraram que apreenderam os conceitos teóricos e que os estão incorporando em sua prática docente na escola do campo. Os pós-graduandos compreenderam a importância dos princípios formativos da LEdoC para o processo formativo de educadores e expressaram a intenção de continuar na atividade docente.
Abstract: The present work aims at understanding and analyzing the strategies developed by the Licentiate in Field Education (LEdoC) of the University of Brasília in the formative process of educators, in collaboration with postgraduate students of the Postgraduate Program in Education (PPGE) Research Line Environmental Education and Field Education. The methodology of the research, of qualitative-quantitative approach, was based on the Historical Materialism Dialectic, having as bases the categories "totality", "contradiction" and "mediation". For the generation of data, the researcher used the participant research, using the following instruments: participant observation, logbook, talk wheels, checking the enrollment list, analysis of the LEdoC's Political Educational Project (PPP) and the plans curricular components. The following data generation techniques were used: a) checking the number of students in the classes in force in the course; c) monitoring and recording of planning meetings and the activities carried out by postgraduates during the course of the teacher's insertion in the LEdoC; d) interviews with undergraduates and masters who participated in the formative moments; e) holding of conversational wheels with the doctoral students who participated in the insertion. There were six formative meetings (four teaching internships, one Community Time seminar and one seminar on the ten years of the LEdoC), which took place in the biennium 2016-2017. The conclusion of the research shows that the LEdoC course counts on the significant presence of two types of students, the Kalungas and the women. Of the constitutive principles of the Political Pedagogical Project of the course, the Pedagogy of Alternation, organicity, collective work and interdisciplinarity are more present. The short time of the insertion for the theoretical-practical deepening of the proposed curricular concepts and the difficulty of the students to produce academic texts as instruments of evaluation of the teachinglearning process are the main limits of the formative experience. The formative strategies of the insertions of the graduate students in the LEdoC classes, with emphasis in the collective work, contributed with the formative process of the educators. Graduates have demonstrated that they have grasped theoretical concepts and that they are incorporating them into their teaching practice at the country school. The graduate students understood the importance of the LEdoC formative principles for the formative process of educators and expressed their intention to continue in the teaching activity.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
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