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Título: Micro usina solar e o efeito fotovoltaico para alunos do terceiro ano do Ensino Médio
Autor(es): Soares, Derbiano Alves
Orientador(es): Andrade, Vanessa Carvalho de
Assunto: Ensino de ciências
Física - estudo e ensino - ensino médio
Energia solar
Usina solar
Efeito fotovoltaico
Data de publicação: 13-Fev-2019
Referência: SOARES, Derbiano Alves. Micro usina solar e o efeito fotovoltaico para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. 2018. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: No presente trabalho é apresentada uma proposta de sequência didática a ser aplicada para alunos do terceiro ano do ensino médio cujo tema é Energia Solar. A abordagem é feita em nível introdutório, por meio dos seguintes enfoques (i) através de uma micro usina solar, como ferramenta experimental (ii) exposição do efeito fotovoltaico, que compõe o conteúdo de física moderna e finalmente (iii) realização de discussões sociais sobre o tema, que resulta na inserção do conteúdo ministrado no cotidiano do aluno. Existe uma carência deste conteúdo em livros didáticos e materiais para o ensino médio, sendo fundamental a construção de um trabalho com esta orientação, que relacione as situações cotidianas dos alunos com os problemas de produção de energia, sendo evidenciado e destacado neste trabalho a questão da energia solar. O referencial teórico para a confecção do produto educacional e aplicação do mesmo está baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e o apelo pela contextualização e utilização de temas controversos e sociopolíticos seguem Paulo Freire. A aplicação da sequência didática ocorreu no Centro de Ensino Médio 02 do Cruzeiro, escola de ensino médio do Cruzeiro Novo, cidade satélite de Brasília. Para aplicação da sequência didática foram utilizados seis encontros de aulas duplas no turno matutino e tal conteúdo foi inserido na grade curricular do terceiro ano desta escola. Ao final deste trabalho é apresentada uma descrição comentada das aulas à luz dos referenciais teóricos assim como uma análise do pré-teste e pós-teste. Como resultado, podemos destacar o crescimento na linguagem técnica e científica dos alunos e o interesse deles em convergir o conteúdo ministrado com temas contextualizados e controversos. O produto educacional deste trabalho é composto por uma sequência didática que serve como orientação e material de apoio para aqueles professores que desejam inserir tal conteúdo em suas aulas, sendo que o mesmo pode ser adaptado ou reproduzido na íntegra ou em partes para o desenvolvimento de projetos similares.
Abstract: In the present work is presented a proposal of a didactic sequence to be applied to students of the third year of high school whose theme is Solar Energy. The approach is done at the introductory level, through the following approaches (i) through a solar micro-power plant as an experimental tool (ii) exposition of the photovoltaic effect, which composes the content of modern physics and finally (iii) on the subject, which results in the insertion of the content taught in the daily life of the student. There is a lack of this content in textbooks and materials for high school, being essential to build a work with this orientation, which relates the daily situations of students with the problems of energy production, being highlighted and highlighted in this work the question of solar energy. The theoretical reference for the preparation of the educational product and its application is based on Ausubel's Theory of Significant Learning and the appeal for the contextualization and use of controversial and sociopolitical themes follow Paulo Freire. The application of the didactic sequence occurred at Cruzeiro Novo High School, Cruzeiro Novo, a satellite city of Brasília. For the application of the didactic sequence, seven meetings of double classes were used in the morning shift and this content was inserted in the curriculum of the third year of this school. At the end of this paper an annotated description of the classes is presented in light of the theoretical references as well as a pre-test and post-test analysis. As a result, we can highlight the growth in students' technical and scientific language and their interest in converging content delivered with contextualized and controversial themes. The educational product of this work consists of a didactic sequence that serves as guidance and support material for those teachers who wish to insert such content in their classes, and it can be adapted or reproduced in whole or in parts for the development of projects similar.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

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