Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33946
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VitorHugoSilvaMarçal.pdf8,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análise comparativa de normas técnicas internacionais para o emprego do bambu – colmo em estruturas prediais
Autor(es): Marçal, Vitor Hugo Silva
Orientador(es): Almeida, Jaime Gonçalves de
Coorientador(es): Melo, Julio Eustaquio de
Assunto: Bambu
Materiais de construção
Construção de bambu
Estrutura (Engenharia Civil)
Arquitetura
Data de publicação: 1-Fev-2019
Referência: MARÇAL, Vitor Hugo Silva. Análise comparativa de normas técnicas internacionais para o emprego do bambu – colmo em estruturas prediais. 2018. xiii, 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O uso do bambu em sistemas construtivos é realidade em diversos países, apresentando diferentes tipos e tamanhos de estruturas prediais. Alguns países possuem normas técnicas que oferecem orientações e recomendações para a produção do material de construção bambu - colmo, para o projeto e confecção das conexões, e para o correto dimensionamento e posicionamento dos colmos de bambu para um adequado projeto estrutural. Devido a inexistência de normas nacionais para utilização do bambu, essas normas internacionais foram analisadas e traduzidas, de forma a facilitar um melhor entendimento das mesmas. Separando as informações selecionadas de forma a melhor apresenta-las, referenciando assim, informações sobre o uso do bambu em estruturas. Também é apresentada a construção de um protótipo, de uma construção de bambu e suas etapas, apresentando um cenário real de construção com bambu, suas dificuldades e detalhes construtivos. Resultando em uma dissertação onde os interessados em utilizar o bambu de forma estrutural possam buscar informações normatizadas internacionalmente. As normas estudadas podem ser utilizadas para um melhor desenvolvimento de estruturas prediais com bambu. A norma Equatoriana se mostrou a mais completa e compatível com a realidade de aproveitamento do bambu no Brasil.
Abstract: The use of bamboo in construction systems is a reality in several countries, that presents different types and sizes of building structures. Some countries have technical standards that provide guidelines and recommendations for the production of bamboo construction material for the design and construction of connections, and for the correct sizing and positioning of bamboo culms for an adequate structural design. Due to the lack of national standards for the use of bamboo, these international standards have been analyzed and translated in order to facilitate a better understanding, separating the selected information in a way to better presentation, thus referencing information on the use of bamboo in structures. In addition it is also presented a construction of a prototype, a bamboo construction and its stages, presenting a real bamboo construction scenario, its difficulties and constructive details. Resulting in a dissertation where those interested in using bamboo in structures can seek internationally standardized information. The norms studied can be used for a better development of building structures with bamboo. The Ecuadorian standard proved to be the most complete and compatible with the reality of the use of bamboo in Brazil.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:FAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.