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Título: A selfie como uma produção imagética em diálogo com o ensino das artes visuais
Autor(es): Otanásio, Pâmella Nunes de
Orientador(es): Gatti, Thérèse Hofmann
Assunto: Selfie
Artes visuais - estudo e ensino
Redes sociais
Adolescentes - identidade
Cultura visual
Identidade - construção
Data de publicação: 31-Jan-2019
Referência: OTANÁSIO, Pâmella Nunes de. A selfie como uma produção imagética em diálogo com o ensino das artes visuais. 2018. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: No começo do XXI a possibilidade da produção e distribuição da representação imagética de si a partir de dispositivos móveis como os smartphones, por exemplo, aliados a conexão com o ciberespaço e as redes sociais fez com que a selfie ganhasse evidência. Nesse contexto o dispositivo móvel pode ser configurado como um espelho que auxilia o voyeurismo narcisista. Forma de manutenção do fenômeno selfie enquanto uma hiperexposição da representação e objetificação do EU como um meio de autoinvestigação e espetáculo. Desse modo esta investigação tem como objetivo abordar a relação entre a prática da selfie e o processo identitário. A partir de quatro estratégias: a primeira busca da percepção de si e do outro pelo desenho; a segunda visa à identificação do que é consumido e pode participar do processo identitário; a terceira revisita e repensa o arquivo de vida que construímos e deixamos expostos nas redes sociais e a quarta é a urgência pela consciência de si e do outro. O diálogo sobre a selfie e seus atravessamentos pode encontrar no ensino das artes visuais a possibilidade de ações de reflexão a partir de proposições que buscam questionar sua prática em relação ao processo identitário para a o despertar da autonomia do (a) estudante. A metodologia é estruturada a partir da pesquisa-ação devido à interação com os participantes no decorrer do processo e construção do objeto de investigação. Para a coleta de dados foram usados como instrumentos o questionário atrelado à entrevista semiestruturada e a foto-elicitação. A investigação foi direcionada a estudantes, adolescentes entre 13 e 18 anos, da Educação Básica da rede pública da cidade de Planaltina, Distrito Federal, em três escolas. A primeira o Centro de Ensino Fundamental 04 (CEF 04), para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período de 2017 que auxiliou na composição dos instrumentos de coleta que foram aplicados no primeiro semestre de 2018, no Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois (CEDSCGT) e no Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF 01), para estudantes do Ensino Fundamental anos finais que participam do Programa de Progressão das Aprendizagens Escolares (PAAE), em ambas as escolas.
Abstract: At the beginning of the 21st century, the possibility of producing and distributing imagery of self from mobile devices such as smartphones, for example, allied to the connection with cyberspace and social networks, made selfie gain evidence. In this context the mobile device can be configured as a mirror that aids narcissistic voyeurism. Form of maintenance of the selfie phenomenon as a hyperexposure of the representation and objectification of the US as a means of self-investigation and spectacle. Thus, this research aims to address the relationship between the practice of selfie and the identity process. From four strategies: the first search of the perception of self and the other by the drawing; the second aims at identifying what is consumed and can participate in the identity process; the third revisits and rethinks the archive of life that we construct and leave exposed in social networks and the fourth is the urgency for self-awareness and the other. The dialogue about self and its crossings can find in the teaching of the visual arts the possibility of actions of reflection from propositions that seek to question its practice in relation to the identity process for the awakening of the student's autonomy. The methodology is structured from the action research due to the interaction with the participants in the course of the process and construction of the research object. For the collection of data, the questionnaire linked to the semi-structured interview and the photo-elicitation were used as instruments. The research was directed to students, adolescents between 13 and 18 years old, of the Basic Education of the public network of the city of Planaltina, Federal District, in three schools. The first is the Fundamental Education Center 04 (CEF 04) for Youth and Adult Education students (EJA) in the period of 2017 that assisted in the composition of the collection instruments that were applied in the first half of 2018, at the Stella Educational Center Cherubins Guimarães Trois (CEDSCGT) and the Center for Elementary Education 01 (CEF 01), for elementary school students who participate in the Program of Progression of School Learning (PAAE) in both schools.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

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