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Título: Design de estratégia de ensino-aprendizagem para o estudo de máquinas térmicas
Autor(es): Lopes, Francisco George de Sousa
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Ponte e
Assunto: Ensino de Física
Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
Design
Data de publicação: 29-Jan-2019
Referência: LOPES, Francisco George de Sousa. Design de estratégia de ensino-aprendizagem para o estudo de máquinas térmicas. 2018. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Vivemos uma época de intensas transformações nas relações que estabelecemos com o nosso meio, lidando com enormes fluxos de informação que, em conjunto com uma sociedade cada vez mais baseada em tecnologia, promove o surgimento de novos espaços alternativos, intangíveis e imateriais. Captar essa nova realidade, sempre em constante mudança, tem se mostrado uma tarefa difícil, o que gera uma série de conflitos nos mais diversos campos da ação humana e a escola não é exceção. Desse modo, o presente trabalho se propõe a identificar e investigar os desafios que são colocados às relações de ensino-aprendizagem contemporâneas com foco no ensino de ciências e, em especial no de física, propondo uma estratégia de ensino-aprendizagem à luz de uma abordagem de design. Para isso, inicialmente, abordamos conceitos relativos à cibercultura e à complexidade, que consideramos o meio no qual nosso objeto de estudo está inserido. A partir deste contexto, discutimos possíveis causas que impedem a atualização da escola e os problemas que decorrem desse descompasso, para, em seguida, justificarmos o design, bem como alguns de seus campos, como área do conhecimento com potencial no sentido de atualizar o meio escolar de modo que este responda pelos anseios e mudanças que o mundo atual enseja. Em seguida, partimos para a concepção da estratégia de ensino-aprendizagem, utilizando enfoques inspirados na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e, principalmente naqueles inerentes aos processos de design, estabelecendo, por meio de trabalho colaborativo, uma imersão no contexto escolar no intuito de apreender as relações existentes ali para, de forma empática e contextual, a partir de processos divergentes e convergentes de pensamento, propor uma série de requisitos e atributos para o desenvolvimento da estratégia. No processo de geração de alternativas, buscamos por soluções viáveis, criativas e aderentes ao contexto, que coloquem o estudante no centro do processo de ensino. Ao término da fase de geração, implementamos a estratégia de ensino-aprendizagem no contexto escolar e analisamos seus resultados com o intuito de avaliar seu impacto em sala de aula, no professor e nos estudantes. Concluímos que soluções particulares possuem grande potencial de impactar positivamente ambientes de aprendizagem específicos. No entanto, os processos de concepção dessas soluções podem ser portados para outras realidades, sendo possível que se estabeleça metodologias de desenvolvimento de algum modo similares, mas que gerem produtos diferenciados, adaptados para cada situação particular.
Abstract: We are living in a time of intense transformation in the relations we establish with our environment, dealing with enormous flows of information that, together with a society increasingly based on technology, promote the emergence of new alternative spaces, intangible and immaterial. Capturing this new, ever-changing reality has proved to be a difficult task, which creates a series of conflicts in the most diverse fields of human action, and school is no exception. Thus, the present work aims to identify and investigate the challenges that are posed to contemporary teaching-learning relations with a focus on science teaching, and especially on physics, proposing a teaching-learning strategy in the light of an approach of design. For this, initially, we approach concepts related to cyberculture and complexity, which we consider the medium in which our object of study is inserted. From this context, we discuss possible causes that impede the updating of the school and the problems that result from this mismatch, and then justify the design, as well as some of its fields, as an area of knowledge with the potential to update the school environment so that it responds by the yearnings and changes that the present world brings. Then, we set out to design the teaching-learning strategy, using approaches inspired by the Ergonomic Work Analysis (EWA) and, especially those inherent in the design processes, establishing, through collaborative work, immersion in the school context in order to apprehending the existing relationships there to empathically and contextually, from divergent and convergent thought processes, to propose a series of requirements and attributes for the development of the strategy. In the process of generating alternatives, we seek viable, creative and context-based solutions that place the student at the center of the teaching process. At the end of the generation phase, we implemented the teachinglearning strategy in the school context and analyzed its results in order to evaluate its impact in the classroom, the teacher and the students. We conclude that private solutions have great potential to positively impact specific learning environments. However, the design processes of these solutions can be ported to other realities, and it is possible to establish development methodologies that are similar in some way, but that generate differentiated products adapted to each particular situation.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2018.
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