Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33802
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AnaliseBibliometricaGrupos.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open
Title: Análise bibliométrica dos grupos de pesquisa em inteligência competitiva no Brasil
Authors: Lopes, Paulo Roberto Danelon
Araújo Júnior, Rogério Henrique de
Perucchi, Valmira
Assunto:: Bibliometria
Inteligência competitiva
Issue Date: 2017
Publisher: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições- FEBAB
Citation: LOPES, Paulo Roberto Danelon; ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de; PERUCCHI, Valmira. Análise bibliométrica dos grupos de pesquisa em inteligência competitiva no Brasil. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. 2, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/451/646. Acesso em: 23 jan. 2019.
Abstract: O presente trabalho procurou analisar, quantitativamente, na área de inteligência competitiva, os pesquisadores existentes, a distribuição geográfica dos grupos pelas diversas regiões e estados da Federação, linhas de pesquisa e a produção científica, com o propósito de levantar dados capazes de permitir o início da montagem de um mapa da pesquisa acadêmica nesse importante campo da gestão do conhecimento no Brasil. A metodologia utilizada na elaboração desse artigo fundamentou-se nos estudos bibliométricos. A coleta dos dados ocorreu no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq por ser uma fonte de dados e de informações extremamente propícia para uma análise bibliométrica dos grupos de pesquisa, especificamente em inteligência competitiva no Brasil, já que congrega os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica, fornecendo informação precisa e validada sobre quem realiza pesquisa no Brasil. Foi traçado um pequeno mapa das linhas de pesquisa complementares ao tema da inteligência competitiva que aparecem nos grupos de pesquisa, observou-se que a quantidade de artigos, bem como livros e capítulos de livros publicados foi diretamente proporcional à quantidade de pesquisadores por grupo e que há uma concentração dos grupos mais produtivos em três unidades da federação, respectivamente: São Paulo, Brasília e Santa Catarina.
Licença:: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/451/646. Acesso em: 23 jan. 2019.
Appears in Collections:FCI - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/33802/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.