Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33779
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_ImbricaçõesTeoricasEntreComunicação.pdf336,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Imbricações teóricas entre comunicação e gestão da informação e do conhecimento na Ciência da Informação
Autor(es): Costa, Sely Maria de Souza
Leite, Fernando César Lima
Assunto: Comunicação científica
Ciência da Informação - epistemologia
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Data de publicação: 2018
Editora: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
Referência: COSTA, S.M. de S.; LEITE, F. C. L. Imbricações teóricas entre comunicação e gestão da informação e do conhecimento na ciência da informação. In: COSTA, S. M. de S.; LEITE, F. C. L.; TAVARES, R. B. (Orgs.). Comunicação da informação, gestão da informação e gestão do conhecimento. Brasília: Ibict, 2018. p. 17-41. DOI https://doi.org/10.18225/9788570131485. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/123456789/1071. Acesso em: 11 jan. 2019.
Resumo: Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar modelo conceitual que ilustra imbricações teóricas entre comunicação, gestão da informação e gestão do conhecimento na Ciência da Informação. O trabalho resultou da identificação e análise de autores relevantes e seminais da área. Como resultado, discutem-se, de início, questões epistemológicas da Ciência da Informação, as quais compreendem a natureza da área e a informação como seu objeto de estudo. Em seguida, são analisadas duas questões centrais do artigo. A primeira diz respeito à dimensão da comunicação sob a ótica da abordagem de Belkin (1978) e outros autores, tanto da Ciência da Informação quanto de outras áreas. A segunda trata da compreensão da gestão da informação e do conhecimento como fenômenos da Ciência da Informação, a partir do pensamento de Brookes (1980) associado a outros autores. Por fim, conclui-se com a apresentação gráfica do modelo teórico proposto e explicação textual das relações conceituais embutidas.
Licença: Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0, sendo permitida a reprodução parcial ou total desde que mencionada a fonte. Fonte: http://livroaberto.ibict.br/handle/123456789/1071. Acesso em: 11 jan. 2019.
Publicação associada: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33284
Aparece nas coleções:FCI - Livros e capítulos de livros

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.