Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33767
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HeitorPereiraSilva.pdf645,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A produção da subjetividade : incursões pelo pensamento de Deleuze
Outros títulos: The production of subjectivity : incursions by the thought of Deleuze
Autor(es): Silva, Heitor Pereira
Orientador(es): Gontijo, Pedro Egnaldo
Assunto: Subjetividade
Sujeito (Filosofia)
Deleuze, Gilles, 1925-1995 - crítica e interpretação
Data de publicação: 8-Jan-2019
Referência: SILVA, Heitor Pereira. A produção da subjetividade: incursões pelo pensamento de Deleuze. 2018. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem o propósito de investigar filosoficamente o conceito de subjetividade, tomando como referencia alguns trabalhos de Gilles Deleuze. A noção de subjetividade que Deleuze articula a partir destas obras tomadas como referência se insere no espectro de uma filosofia mais abrangente, a saber, a filosofia da diferença. Esse trabalho apresenta uma descrição e análise dessas obras, e procura demonstrar como Deleuze expande a noção moderna de subjetividade, expondo suas linhas de fuga, conexões e movimentos. Discute-se, ainda, algumas ideias de Maurizio Lazzarato, que, a partir desta perspectiva deleuziana-guattariana, se propõe pensar o processo de produção da subjetividade no interior de uma economia e de uma política capitalista.
Abstract: This research aims to investigate philosophically the concept of subjectivity, taking as reference some works of Gilles Deleuze. The notion of subjectivity that Deleuze articulates from these works taken as reference in the spectrum of a broader philosophy, the philosophy of difference. This work presents a description and analysis of these works, and seeks to demonstrate how Deleuze expands the notion of modern subjectivity, exposing your escape lines, connections and movements. We also discuss some ideas by Maurizio Lazzarato, who, from this Deleuzian-Guattarian perspective, propose to think about the process of production of subjectivity within an economy and capitalist politics.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FIL - Mestrado em Metafísica (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.