Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33761
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HermíniaMariaCamposFernandes.pdf6,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação ambiental na escola : o caso do projeto “Alfabetização Ambiental e Ciclos Biológicos”
Autor(es): Fernandes, Hermínia Maria Campos
Orientador(es): Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Assunto: Educação ambiental
Ciclos biológicos
Pedagogia
Alfabetização
Data de publicação: 8-Jan-2018
Referência: FERNANDES, Hermínia Maria Campos. Educação ambiental na escola: o caso do projeto “Alfabetização Ambiental e Ciclos Biológicos”. 2018. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo dessa investigação é analisar os impactos do Projeto Alfabetização Ambiental e Ciclos Biológicos (AACB) em sua implementação na escola e na comunidade da Escola Classe 410 de Samambaia (EC410). As reflexões se pautaram no sentido de evidenciar como o projeto se desenvolveu e se consolidou na escola a partir de práticas pedagógicas e seu monitoramento, e quais foram os impactos desse projeto na comunidade escolar e nos alunos da alfabetização após 7 anos de sua implementação. Os resultados da análise indicaram que trabalhar o conceito com a criança a partir da organização sistêmica do ensino de ciências na escola e sua interação com a educação ambiental proporciona mudanças na cultura, o que significa possibilidades de incorporação nas condutas, nas formas de comportamento mais potencializadas e comprometidas com uma consciência crítica cidadã.
Abstract: The objective of this investigation is to analyze the impacts of the “Environmental Literacy and Biological Cycles Project (AACB)” over the school Escola Classe 410 de Samambaia (EC410), in Samambaia, Brasília, Brazil, and its community. Under the political ecology perspective, the work aimed to highlight how the project developed in the aforesaid school, with the use and monitoring of pedagogical practices. Also, the work analyzes which were the impacts of the Project on the community and with literacy students, seven years after its implementation. The results indicate that working the concepts from a perspective of a systemic organization of sciences teaching and its integration with environmental education is effective in the sense of cultural change: changing the behavior towards a more committed way to a citizen critical consciousness.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.