Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33746
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_OmardeAraújoEsper.pdf5,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_OmardeAraújoEsper_PRODUTO.pdfPRODUTO1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desenvolvimento e utilização de simulações no ambiente scratch para o estudo de soma e decomposição vetoriais e movimento de lançamento oblíquo como incentivo à autonomia do estudante
Outros títulos: Development and use of simulations to scratch simulations for the study of vector sum and vector decomposition and the oblique launch to encourage student autonomy
Autor(es): Esper, Omar de Araújo
Orientador(es): Beaklini Filho, José Felippe
Assunto: Ensino de Física
Objetos de aprendizagem
Inovações educacionais
Física - estudo e ensino - ensino médio
Data de publicação: 6-Dez-2018
Referência: ESPER, Omar de Araújo. Desenvolvimento e utilização de simulações no ambiente scratch para o estudo de soma e decomposição vetoriais e movimento de lançamento oblíquo como incentivo à autonomia do estudante. 2018. 101 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O conteúdo de Física do Ensino Médio tem priorizado os aspectos teóricos e matemáticos, no entanto não é raro observar que poucos alunos conseguem dominar os conteúdos da Física, principalmente aqueles de maior exigência de conhecimento matemático. Nesse sentido, podemos nos perguntar: as inovações tecnológicas podem auxiliar os estudantes na compreensão desses conteúdos? No intuito de responder essa e outras perguntas que este trabalho propõe a utilização de Objetos de Aprendizagem como ferramenta para o ensino de soma e decomposição vetoriais, em turmas de 1° ano no Ensino Médio. Pretendemos propor o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o Ensino Médio, buscando tornar o processo de aprendizagem de Física mais atraente aos estudantes.
Abstract: The content of Physics of High School has prioritized theoretical and mathematical aspects; however it is not uncommon to see that few students actually master the contents of Physics, especially those with a higher requirement for mathematical knowledge. In this sense, we may ask: can technological innovations help students in understanding these contents? In order to answer these and other questions we propose the use of Learning Objects as a tool for the teaching of vector sum and vector decomposition in 1st year classes in High School. We intend to propose the development of Learning Objects for High School, seeking to make the process of learning Physics more attractive to students.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.