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Título: Accountability e plataformas digitais de redes sociais : o caso do governo do Distrito Federal no Facebook
Autor(es): Oliveira, Maria Carolina Lopes de
Orientador(es): Bülow, Marisa Von
Assunto: Accountability
Facebook
Governo do Distrito Federal (GDF)
Governo eletrônico
Redes sociais - análise
Data de publicação: 7-Jan-2018
Referência: OLIVEIRA, Maria Carolina Lopes de. Accountability e plataformas digitais de redes sociais: o caso do governo do Distrito Federal no Facebook. 2018. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Escolhemos a Página do Facebook do Governo do Distrito Federal em um estudo de caso que busca responder a seguinte pergunta: plataformas digitais de redes sociais podem ser usadas por governos para promover accountability? Para operacionalizar, optamos por analisar a accountability em duas dimensões: de informação e discussão. Concluímos que as plataformas digitais de redes sociais podem sim ser usadas por governos para promover accountability. No entanto, é preciso levar em conta fatores importantes para a efetivação da prática democrática. Entraves burocráticos relativos à transparência podem interferir no que é publicizado aos cidadãos. Os atores envolvidos no fluxo de informação têm interferência nesse processo, uma vez que eles ajudam a definir o que pode ser pauta ou não dos governos. Isso tem consequência na transparência, na percepção que o cidadão tem do governo e na prestação de contas. Percebemos que as características da plataforma também interferem na accountability e que cidadãos organizados nas plataformas de redes sociais têm mais chances de influenciar as ações do governo. Os achados também mostram o quanto a accountability é um processo interdependente entre suas dimensões, já que os fluxos relacionados à informação podem ter influência na discussão e até na dimensão de consequência.
Abstract: We chose the Facebook Page of Brazil's Federal District Government in a case study that intents to answer the following question: can social digital platforms be used by governments to promote accountability? We chose to analyze accountability in two dimensions: information and discussion. We conclude that digital social media platforms can be used by governments to promote accountability. However, it is important to take into account factors that are relevant for the implementation of democratic principles. Bureaucratic constraints to transparency can interfere with what is publicized to the citizens. The actors involved on the flow of information have interference in this process, since they help define what may or may not be the governments' agenda. This has a consequence in the transparency, in the citizen's perception of the government and in the accountability. We perceive that the characteristics of the platform also interfere in accountability and that citizens organized in the platforms of social networks are more likely to influence the actions of the government. The findings also show how accountability is an interdependent process among its dimensions, since the flows related to information can influence the discussion and even the dimension of consequence.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2018.
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