Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33740
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GuilhermeLazzaretti.pdf4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Cromofonia : estética intermídia entre telas
Autor(es): Lazzaretti, Guilherme
Orientador(es): Martínez Barrios, Vicente
Assunto: Pintura
Música
Intermídia
Suportes artísticos
Data de publicação: 1-Jan-2019
Referência: LAZZARETTI, Guilherme. Cromofonia: estética intermídia entre telas. 2018. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O assunto essencial do presente trabalho - além de apresentar um processo de experimentação e transição entre suportes artísticos - consiste na elucidação crítica que a adaptação dos veículos expressivos significou no corpo de trabalho prático, inaugurado com a pintura e posteriormente desenvolvendo-se para o vídeo, instalação e performance. Pretende também mostrar a relação de mediação da experiência estabelecida pela obra de arte, na sua execução e apreciação, seguindo pelo fio condutor da sensibilidade e sensação, tal como as explicam os filósofos franceses Merleau Ponty e Gilles Deleuze; temas estes que se mantiveram constantes durante toda a pesquisa. Esta abordagem leva então a considerar o espaço atuante na experiência da obra: as galerias, os espaços expositivos instituídos ou apropriados, principais mídias de fruição da arte na atualidade; mas também examinar a participação da tela luminosa como um dos ativadores do trabalho artístico atual, dispositivo contemporâneo que permite o acesso instantâneo ao conteúdo de um pensamento pictórico que se manifesta em linguagens artísticas variadas, principalmente através da luz e do som.
Abstract: The essential subject of the present work - besides presenting a process of experimentation and transition between artistic supports - consists in the critical elucidation that the adaptation of the expressive vehicles meant in the body of practical work, inaugurated with the painting and later developing for the video, installation and performance. It also intends to show the relation of mediation of the experience established by the art work, in its execution and appreciation, following the guiding line of sensibility and sensation, as explained by the French philosophers Merleau Ponty and Gilles Deleuze; themes that have remained constant throughout the research. This approach leads us to consider the active space in the experience of the work: galleries, exhibition spaces, instituted or appropriated, main media of art enjoyment in the present; but also examine the participation of the luminous screen as one of the activators of the current artistic work, a contemporary device that allows instantaneous access to the content of a pictorial thought manifested in varied artistic languages, mainly through light and sound.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.