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Title: Managerial competencies and results in research groups
Other Titles: Competências gerenciais e resultados em grupos de pesquisa
Authors: Freitas, Pablo Fernando Pessoa de
Odelius, Catarina Cecília
Assunto:: Competências gerenciais
Grupos de pesquisa
Correlação de Kendall-tau
Teste U de Mann-Whitney
Teste H de Kruskall-Wallis
Issue Date: 2018
Publisher: Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie
Citation: FREITAS, Pablo F. P. de; ODELIUS, CATARINA C. Managerial competencies and results in research groups. RAM, Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 19, n. 5, eRAMG180034, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678-6971/eramg180034. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712018000500301&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 mar. 2019. Epub Dec 03, 2018.
Abstract: Objetivo: Este estudo tem o objetivo de identificar relações entre “competências gerenciais” (CG) e o alcance de resultados em “grupos de pesquisa” (GP) brasileiros, bem como eventuais diferenças decorrentes de características sociodemográficas ou funcionais. Originalidade/valor: Assim como as organizações em geral, GP precisam investir em aspectos que potencializem seus resultados, assumindo uma abordagem mais estratégica, voltada a eficiência na captação e gestão de recursos e estabelecimento de redes e parcerias, aspectos que são influenciados pelas competências do líder, que nem sempre as detém satisfatoriamente. Ademais, o estudo é inovador em aplicar a escala de resultados em GP (pela primeira vez), identificando suas relações com CG. Design/metodologia/abordagem: Foram empregadas a Análise de Correlação (Kendall-tau) e Testes de diferenças entre medianas (Mann-Whitney e Kruskall-Wallis) a partir de questionários eletrônicos respondidos por 387 líderes de GP, que aceitaram o convite enviado a 6.723 pesquisadores. Resultados: O estudo baseou-se em escalas com evidências de validade e seus achados indicaram que, para alcançar melhores resultados, não é suficiente que o líder do RG domine a gestão de pessoas e de resultados de pesquisa, sendo necessária a dedicação à captação de recursos e de pessoas, pois essas CG estão mais associadas a resultados em GP. Foram identificadas diferenças decorrentes de nível instrucional, gênero, recebimento de bolsa de produtividade, área do conhecimento e/ou tempo de experiência de pesquisa e de vínculo com o grupo.
Abstract: Purpose: The aim of this paper is to identify relationships between “managerial competencies” (MCs) and the resulting extension in Brazilian “research groups” (RGs), as well as differences resulting from sociodemographic/functional characteristics. Originality/value: Just like general organizations, RGs need to invest in aspects that enhance their results, taking more strategic approaches to efficiently gather and manage resources and establish networks and partnerships, features that are influenced by the leader’s competencies, which are not always satisfactorily displayed. In addition, the study is innovative in applying a scale of results in RGs (for the first time), identifying their relationships with MCs. Design/methodology/approach: We employed the Correlation Analysis (Kendall-Tau) and Difference tests between medians (Mann-Whitney and Kruskall-Wallis) from the questionnaires electronically completed by 387 RG leaders who accepted the invitation that was sent to 6,723 researchers. Findings: The study was based on scales with validity evidence, and its findings indicate that to achieve better results, it is not enough for the RGs leaders to control the management of people and research results; they also need to dedicate themselves to gathering resources and people because these MCs are more related to results in RGs. We also identified differences resulting from educational level, gender, scholarship grants, knowledge area, and/or research experience and group relation time.
Licença:: This paper may be copied, distributed, displayed, transmitted or adapted if provided, in a clear and explicit way, the name of the journal, the edition, the year and the pages on which the paper was originally published, but not suggesting that RAM endorses paper reuse. This licensing term should be made explicit in cases of reuse or distribution to third parties. It is not allowed the use for commercial purposes.
Este artigo pode ser copiado, distribuído, exibido, transmitido ou adaptado desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a RAM endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678-6971/eramg180034
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