Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33278
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThiagoAnunciaçãoRezende.pdf7,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_ThiagoAnunciaçãoRezende_PRODUTO.pdfPRODUTO4,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A utilização dos 3 MP para abordagem da temática ambiental no currículo de Física da Educação Básica : os rios voadores da Amazônia e o ciclo da água
Autor(es): Rezende, Thiago Anunciação
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto: Ensino de Física
Educação ambiental
Água
Currículo educacional
Data de publicação: 21-Dez-2018
Referência: REZENDE, Thiago Anunciação. A utilização dos 3 MP para abordagem da temática ambiental no currículo de Física da Educação Básica: os rios voadores da Amazônia e o ciclo da água. 2018. xiii, 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) prevê que a temática ambiental deve estar presente em todos os níveis da educação formal. É papel de todas as componentes curriculares discutir esse tema. No entanto, nota-se certa ausência dessa discussão nos currículos de Física. Nesse sentido, o presente trabalho tem como finalidade propor um itinerário pedagógico que seja capaz de cumprir em partes essa pauta. A partir da temática água, foram compilados textos, vídeos e outras atividades, além da elaboração de outras, com o objetivo de desconstruir algumas concepções de lugar comum sobre o ciclo deste recurso. Foi utilizado o fenômeno conhecido como “Rios voadores da Amazônia” para esse fim. A proposta teve com aporte teórico pedagógico as contribuições de Delizoicov, Angotti e Pernambuco [2002], que buscaram sistematizar as contribuições de Paulo Freire para o ensino de ciências, que ficaram conhecidas como os três momentos pedagógicos (3MP), a saber, problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento.
Abstract: The National Policy of Environmental Education (PNEA) calls that the environmental themes should be worked with in every level of formal education. All curricular components are supposed to discuss this subject. However, there is a lack of this kind of discussion in Physics curriculums. So, this work aims to propose a pedagogical itinerary which is able to partially fulfill this request. Through the theme “water”, texts, videos and other activities were compiled, and other were elaborated aiming to break up some common sense ideas about the water cycle. The phenomenon known as “Flying Rivers of the Amazon” was used towards this end. The proposal was anchored at the pedagogical theories of Delizoicov, Angotti and Pernambuco [2002], who aimed to systematize the contributions of Paulo Freire for Science teaching, known as the three pedagogical moments (3PM).
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.