Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33274
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RonielsonFranciscoGonçalvesAraujo.pdf11,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_RonielsonFranciscoGonçalvesAraujo_PRODUTO.pdfPRODUTO6,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A utilização de material paradidático no ensino dos conceitos iniciais de Óptica Geométrica
Outros títulos: The use of paradidático material in the teaching of the initial concepts of Geometric Optics
Autor(es): Araujo, Ronielson Francisco Gonçalves
Orientador(es): Monteiro, Fabio Ferreira
Assunto: Óptica geométrica
Aprendizagem significativa
Propagação luminosa
Material paradidático
Data de publicação: 21-Dez-2018
Referência: ARAUJO, Ronielson Francisco Gonçalves. A utilização de material paradidático no ensino dos conceitos iniciais de Óptica Geométrica. 2018. 92 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Apresenta-se aqui uma proposta de ensino dos aspectos introdutórios da Óptica Geométrica, em particular dos princípios de propagação luminosa, direcionada ao segundo ano do Ensino Médio da Educação Básica. Ao final deste trabalho forneceremos um material paradidático cuja proposta vai de encontro à Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, promovendo um processo de ensino-aprendizagem potencialmente significativo, justificado pelos elementos característicos de um livro paradidático e de seus diferenciais educacionais. Tal escolha se deu pela ausência de material de estudo que apresentassem todas as características intrínsecas de um material potencialmente significativo. Sustentando uma sequência didática nessas proposições, promoveremos uma prática de ensino-aprendizagem diferenciada dos métodos tradicionais, na qual o aluno consiga aprender significativamente e de forma não mecânica, através da interação dialógica, interpretativa, interdisciplinar e experimental do tema abordado.
Abstract: Here we present a proposal to teach the introductory aspects of Geometric Optics, in particular the principles of light propagation, directed to the second year of High School Basic Education. The purpose of the work is to provide a paradidical material whose proposal goes according David Ausubel's Significant Learning Theory, promoting a potentially significant teaching-learning process, justified by the characteristic elements of a paradidático book and its educational differentials. Sustaining a didactic sequence in these propositions, it is hoped to promote a teaching-learning practice differentiated from traditional methods, in which the student can learn significantly and in a non-mechanical way, through the dialogic, interpretative, interdisciplinary and experimental interaction of the topic addressed.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.