Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33272
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AdrianaFátimadeLima.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_AdrianaFátimadeLima_PRODUTO.pdfPRODUTO1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio
Autor(es): Lima, Adriana Fátima de
Orientador(es): Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Aprendizagem significativa
Efeito fotoelétrico
Data de publicação: 20-Dez-2018
Referência: LIMA, Adriana Fátima de. Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio. 2018. [105] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A proposta desse trabalho teve por objetivo a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio. Esse tema que compõe a Física Moderna e Contemporânea(FMC) não era contemplado no currículo da escola aspirada para a aplicação. O referencial teórico que respalda a utilização da UEPS são os princípios da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, que incita a oportunizar uma aprendizagem significativa e não mecanizada. Os alunos do 3º ano do ensino médio (EM) de uma instituição de ensino privada na cidade de Paracatu-MG foram os agentes participativos do projeto, sob a ação mediadora da autora pesquisadora. A UEPS conta com uma sequência de sete aulas que buscaram respeitar os oito aspectos sequenciais que a constitui. Os dados coletados permitiram associar um resultado exitoso indiciando uma aprendizagem significativa. Diante do exposto, um guia com cada etapa da UEPS foi formulado para subsidiar trabalhos e aplicações de outrem.
Abstract: The purpose of this study aimed to use a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) to teach the photoelectric effect in high school. A theme that composes Modern and Contemporary Physics (MCF) was not contemplated in the school curriculum aspirated for the application. The theoretical framework that supports the use of TUPS is the principles of David Ausubel's significant learning theory, which stimulates the opportunization of meaningful and non-mechanized learning. Students of the 3rd year of high school (HS) of a private educational institution in the city of Paracatu-MG were participatory project actors under the mediating action of the researcher author. The TUPS has a sequence of seven classes that have sought to respect the eight sequential aspects that constitute it. The collected data allowed the association of a successful outcome indicating a significant learning. Given the above, a guide with each step of the TUPS was formulated to subsidize the work and applications of others.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.