Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33248
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_MelissaAndreaLinsPeliz.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open
Title: Entre direito e democracia : os limites da racionalidade para um projeto de direito inclusivo em Habermas
Authors: Peliz, Melissa Andrea Lins
Orientador(es):: Milovic, Miroslav
Assunto:: Habermas, Jürgen, 1929- crítica e interpretação
Racionalidade
Ética
Moral
Issue Date: 20-Dec-2018
Citation: PELIZ, Melissa Andrea Lins. Entre direito e democracia: os limites da racionalidade para um projeto de direito inclusivo em Habermas. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Essa pesquisa tem por objetivo expor a forma como Habermas concebe o social e o direito sob o paradigma da racionalidade comunicativa, perscrutando se, ao final, trata-se de um projeto que permite a alteridade. Para tanto aborda os seguintes temas da obra do filósofo: a) inserção de seu projeto no que ele chama de pensamento pós-metafísico e identificação da modernidade como um projeto da racionalidade; b) reconstrução da teoria sociológica da ação sob o paradigma do agir comunicativo a partir da teoria dos atos de fala e de uma renovada concepção do mundo da vida pela inserção de ambos no contexto da pragmática universal; c) relação entre moral e direito do que decorre também a relação entre soberania e direitos humanos, autonomia pública e privada, Estado e direito. Ao final traz notas críticas sobre o pensamento de Habermas sob o paradigma da alteridade, apontando o pensamento de Derrida como um possível candidato a complementar sua teoria.
Abstract: The aim of this study is to describe the manner that Habermas conceive the social and the law under the communicative rationality paradigm, analysing if this project admits the alterity. The research approaches a) the insertion of Habermas’ project in the post-metaphysical thinking and the identification of modernity as a project of rationality; b) the reconstruction of social action theory under the paradigm of communicative action, based on the speech acts theory and on a renewed conception of the life world through the insertion of both in the context of universal pragmatic; c) the relation between moral and law, related with sovereignty and human rights, public and private autonomy, State and law. The conclusion criticises Habermas’ thinking under the alterity paradigm, indicating Derrida’s thinking to complete communicative rationality theory.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FIL - Mestrado em Metafísica (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/33248/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.