Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33246
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NatandeSouzaRodrigues.pdf3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Abordagem em algoritmos genéticos para otimização da alocação de slots no programa de opções de trajetórias colaborativo
Autor(es): Rodrigues, Natan de Souza
Orientador(es): Weigang, Li
Assunto: Algoritmos genéticos
Tráfego aéreo - gerenciamento
Tomada de decisão
Data de publicação: 20-Dez-2018
Referência: RODRIGUES, Natan de Souza. Abordagem em algoritmos genéticos para otimização da alocação de slots no programa de opções de trajetórias colaborativo. 2018. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Seguindo a evolução de métodos e recursos que sustentam a fluidez, eficiência e segurança do gerenciamento de tráfego aéreo, está em operação no espaço aéreo norte-americano o Programa de Opções de Trajetórias Colaborativo (Collaborative Trajectory Options Program) (CTOP), lançado pela Administração Federal de Aviação dos EUA (Federal Aviation Administration) (FAA), que possibilita à cada companhia aérea compartilhar suas opções de rota de voo para o centro de controle de tráfego aéreo e, assim, alcançar melhores objetivos de negócios e reduzir os custos operacionais estratégicos. No Brasil, acompanhando a evolução do gerenciamento de tráfego aéreo, há esforços e estudos iniciais para verificação dos benefícios da implementação do CTOP para melhorar a fluência do tráfego aéreo, diminuindo os atrasos, ampliando a segurança e incrementando os resultados financeiros das companhias aéreas. Com base na verificação dos estudos de implementação dessa iniciativa, encontrouse a oportunidade de otimizar as operações realizadas na alocação de voos e slots com justificativa no problema de atrasos do voos capturados no CTOP. Esta dissertação apresenta uma solução computacional para o espaço aéreo brasileiro utilizando Algoritmos Genéticos para diminuição do atraso entre os slots disponíveis durante determinada demanda CTOP. Esta otimização de slots também mantém uma janela de separação de segurança de cada aeronave em rota. Nos cenários apresentados durante o estudo de caso, quando utilizado este sistema de apoio à decisão pela autoridade de controle de tráfego aéreo, foi possível uma redução de 89 % do atraso geral dos voos e de 96% do atraso de determinada companhia aérea.
Abstract: The Collaborative Trajectory Options Program (CTOP) makes each airline possible to share its route options to air traffic control center, and so achieve better business goals by reducing strategic operational costs. In Brazil, there are initial efforts to verify the benefits of CTOP implementation to improve the air traffic fluency and financial results. Based on the implementation of studies of this initiative in Brazil, there was the problem of delays between the slots in the allocation step of the CTOP flights. This research presents a novel approach for Brazilian airspace using Genetic Algorithms to decrease the delay between available slots during CTOP. The slot optimization keeps improving in a safety-separating window of each aircraft en route. The case study presented a reducement about 89% of the general airspace delay and 96% of delay of a certain airline, when used this decision support system by air traffic control authority.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:CIC - Mestrado em Informática (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.